MENU

BUSCA

Círio 2022: comidas típicas veganas ganham destaque na mesa dos paraenses; vídeo

Da maniçoba vegana até o “vrango” no tucupi e arroz paraense, opção é o que não falta; há 4 anos a empreendedora Petra Marron prepara as comidas típicas na época do Círio

Gabriel Pires

O tradicional almoço do Círio, no domingo da romaria, reúne centenas de paraenses ao redor da mesa para apreciar delícias regionais e confraternizar o momento em família. Para aqueles que são adeptos do veganismo e não fazem o consumo de carne, deixar de apreciar as comidas típicas da época não é o caminho. Da maniçoba vegana até o “vrango” no tucupi e arroz paraense, opção é o que não falta. Essas são algumas das alternativas para quem não abre mão de sabores regionais, que, cada vez mais, vem ganhando destaque na mesa dos paraenses.

Durante o almoço do Círio, os pratos são tradicionalmente compostos por ingredientes de origem animal. Para não deixar de fora quem adota o veganismo como estilo de vida, há 4 anos, a empreendedora Petra Marron, de Belém, enxergou a oportunidade de preparar as receitas sem ingredientes de origem animal, como uma forma de viver esse momento de forma integral. Desde então, a busca por encomendas cresceu entre os clientes. Ela possui uma padaria especializada em comidas veganas, e nesta época fornece as refeições típicas.

VEJA MAIS

Outro opção que vêm ganhando destaque na mesa dos paraenses é o frango no tucupi, conta Petra. O “vrango” no tucupi como é chamado, também está sendo bastante procurado, pois é um prato que raramente se faz na versão vegana.

“O  frango no tucupi é feito a partir da proteína isolada de ervilha e grão de bico. Após marinar em azeite, limão, louro e mix de especiarias, vai pra panela junto com tucupi, jambu, alho e muita chicória”, afirmou.

“Tanto em um, como em outro, os sabores são sim bem similares, e penso até que muitos onívoros desavisados, sequer perceberiam que se tratam de versões veganas de pratos típicos”, analisou Petra.

Alimentação vegana é benéfica

Outras opções para o cardápio são a farofa de jambu, além das sobremesas como: pavê de cupuaçu com chocolate e torta maria izabel de bacuri. E o diferencial: tudo na versão vegana. Petra conta que essas também são alternativas para pessoas alérgicas, e que precisam evitar determinados ingredientes.

“Pratos veganos são excelentes para as pessoas conhecerem a variedade e as possibilidades incríveis trazidas pelo reino vegetal. A alimentação vegana pode ser muito rica em nutrientes essenciais para nossa saúde”, afirmou.

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Círio