MENU

BUSCA

Milhares de fiéis participam do Traslado dos Carros, primeira romaria oficial do Círio 2025

Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), cerca de 30 mil pessoas acompanham o cortejo neste ano

O Liberal

A romaria do Traslado dos Carros, primeira procissão oficial do Círio de Nazaré 2025, ocorreu na noite desta quarta-feira (8) em Belém, reunindo milhares de fiéis em um dos momentos mais aguardados da quadra nazarena. A saída ocorreu às 20h, com concentração em frente à Basílica Santuário de Nazaré, marcando o início das 14 romarias oficiais deste ano.

Durante o percurso, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, conduzida no carro berlinda ornamentado por Djan Slaviero, fez uma parada especial na avenida Visconde de Souza Franco (Doca) para o acendimento da imagem luminosa de mais de 32 metros de altura, instalada no local. O gesto simbólico emocionou o público e iluminou um dos principais pontos da procissão.

O cortejo seguiu um trajeto de aproximadamente 5 km, passando pela avenida Nazaré, travessa 14 de Março, rua Antônio Barreto, avenida Visconde de Souza Franco (Doca) e rua Marechal Hermes, até o estacionamento do Porto Futuro, após cerca de duas horas de caminhada.

Em sua 4ª edição, o Traslado dos Carros se consolida como uma das romarias mais queridas e participativas do Círio, atraindo famílias inteiras, crianças e promesseiros que caminham em clima de fé e devoção. Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), cerca de 30 mil pessoas acompanham o cortejo neste ano.

“É a nossa primeira grande processão. Das 14 é a primeira, um ano de preparação, de cuidado com os carros. Tivemos um cuidado especial com todos os carros, todos os carros foram revisionados, estão totalmente preparados para suportar essas crianças que vão em cima, os romeiros que vão acompanhando. E como se trata num percurso praticamente pequeno e o clima é muito bom, isso se torna uma das mais especiais e mais procuradas”, disse Mário Tuma, da DFN.

“Muitos anos atrás, era apenas um traslado de carros para a CDP, para guardar os carros. E a coisa foi crescendo, os romeiros foram aumentando, a quantidade de fiéis também, e praticamente três anos atrás, o arcebispo declarou uma procissão, pela quantidade de pessoas que frequentam. As pessoas que frequentam esta romaria são pessoas que não têm condições de ir na Trasladação. São crianças, bebês de colo que vão, que a gente tem maior cuidado, que nós damos uma estrutura muito grande, nós temos um amparo da saúde, várias ambulâncias para qualquer tipo de eventualidade. Então, é uma romaria muito tranquila, muito segura. De 30 a 50 mil pessoas, mas pelo fato, entendam bem, não é que tenha 30 mil pessoas aqui, é que no percurso ao longo, as pessoas vão enchendo cada vez mais e você quando chegar na doca, você vê a quantidade total”, completou Mário Tuma.

Entre os devotos, a dona de casa Nelma Marques Monteiro acompanhou o momento nas proximidades da rua Antônio Barreto com a Doca. “Eu venho todos os anos para cá. Estou com a minha netinha que mora em Parauapebas e está em Belém comigo. Hoje, eu não pude acompanhar. Geralmente, eu acompanho. Mas eu trouxe ela para conhecer a procissão. Eu sou muito devota de Nossa Senhora. É muito importante estar aqui. É emocionante”, contou.

O prefeito de Belém, Igor Normando, também participou da procissão. “É um momento indescritível poder passar o Círio de forma especial, como prefeito da cidade, e inaugurar este novo tempo. Inclusive, a iluminação que está contemplando a cidade é uma iluminação que nunca se teve antes. Estamos oferecendo não só o melhor para a cidade, mas, sobretudo, fazendo com que o Círio, que é a maior expressão de fé do povo paraense, possa chegar e ecoar para cada casa, para cada lar de cada cidadão e cidadã da nossa cidade”, afirmou.