MENU

BUSCA

Mesmo com portões fechados, Missa na Capela do Gentil tem grande público

O evento é fechado ao público, mas a movimentação é grande na avenida Nazaré

Laís Santana

A Missa da Trasladação, na capela do Colégio Gentil Bittencourt, começou às 18h deste sábado (9) com grande participação de devotos à porta do estabelecimento, na avenida Nazaré. Após a missa, a Imagem Peregrina retorna, em carro de Bombeiros, até a Basílica.

A espera da multidão pela cerimônia se dava desde mais cedo. Para muitos, a Missa na capela do Colégio Gentil Bittencourt é uma 'pequena trasladação', que está servindo de referência para fieis com saudades de mais essa romaria, suspensa este ano por causa das restrições da pandemia ao Círio 2021.  

Traslado noturno


O evento é fechado ao público, mas a movimentação é grande na avenida Nazaré. Ao contrário de outros anos, a programação também não contará com fogos de vista.

A missa é celebrada por Dom Antônio, bispo auxiliar. O Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, está presente na missa. Ele falou sobre a alegria de estar participando de mais esse momento de homemagens a Nossa Senhora, e também comentou sobre a quebra de protocolo registrada nesta manhã na Descida do Glória. 

"Inspiração impressionante e positiva, porque pela primeira vez a imagem de Plácido foi atá a porta da Basílica. Mas a emoção que tivemos hoje foi única.
Nossa Senhora  é  chamada maria do povo e como igreja e diretoria nos querermos  que ela esteja perto do povo".

Durante a reflexão, Dom Alberto também falou sobre a necessidade de cada cristão fazer da sua vida uma peregrinação. "O primeiro aprendizado é  que precisamos transformar a nossa vida, os nossos movimentos em peregrinação. O segundo ensinamento é que precisamos caminhar sempre para frente, para o alto. O cristão nao tem direito de ser pior. Mesmo quando ele cai, se levanta, se converte novamente, e se torna melhor".

Após a missa na capela do Gentil, a Imagem Peregrina seguirá para o estacionamento do Centro Social de Nazaré, onde ocorrerá a a live de decoração da Berlinda. Depois disso, em um carro descaracterizado, a imagem partirá para a Sé, em horário não divulgado, onde aguardará a programação desta manhã de domingo de Círio (10).

Palavras-chave