Círio 2022: 'A frequência da cidade muda', diz Fafá de Belém sobre o Círio na capital paraense
Em entrevista para a TV Globo, a paraense contou como tem sido a volta da programação tradicional da festa religiosa
A Romaria Fluvial, uma das 13 procissões oficiais do Círio de Nazaré, ocorre a partir das 9h deste sábado (8). A Imagem Peregrina da santa sairá do trapiche de Icoaraci com destino à Escadinha da Estação das Docas. Entre as programações do dia, está o Navio Varanda da Fafá, que reúne diversos famosos, convidados de Fafá de Belém.
Em entrevista ao programa "É de Casa", a cantora conversou com a apresentadora Maria Beltrão sobre o retorno dessa programação que não acontecia há dois anos devido à pandemia de covid-19.
VEJA MAIS
"O Círio está nas ruas de Belém. O Círio nunca saiu das ruas de Belém, porque, mesmo em casa, a nossa fé caminhava e caminhou em 2022 e em 2021. O Círio é a maior procissão religiosa mariana do mundo. São quase 3 milhões de pessoas. A dona do Círio é Nossa Senhora de Nazaré. Nada é mais importante; ninguém é mais importante e ela sabe tudo", comentou Fafá.
As expectativas para o retorno da festa religiosa são grandes, disse a cantora. "O coração do paraense começa a pulsar mais forte no final de setembro. Com a proximação de outubro, o cheiro da maniçoba espalha pela cidade. Junto com isso, o amor e a fé são quase palpáveis. A frequência da cidade muda", afirmou.
Segundo a cantora, a Varanda de Nazaré, criada há 12 anos, surgiu com o intuito de apresentar a cultura paraense para quem não é do estado. "Venha conhecer a nossa fé que é feliz, livre e inclusiva", concluiu.
(*Estagiária Painah Silva, sob supervisão de Victor Furtado, coordenador do Núcleo de Atualidades)