CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Vacinação em São Paulo será retomada nesta segunda

Prioridade é imunizar profissionais de saúde, indígenas e quilombolas

Rodrigo Vieira, especial para O Liberal
fonte

Iniciada na tarde deste domingo (17) logo após a aprovação de uso emergencial da Coronavac por parte da Anvisa, a vacinação contra a covid-19 vai continuar no estado de São Paulo nesta segunda-feira (18).

VEJA TAMBÉM:

Vacinação contra a covid-19 no Brasil começa a partir das 17h de hoje
Mulher, negra e enfermeira é primeira a receber dose da Coronavac
Governadores se reúnem em São Paulo para receber doses da Coronavac
Pará recebe 124.560 doses da Coronavac; vacinação começa hoje
Belém terá acesso a menos da metade das doses previstas antes contra a covid-19, diz prefeitura

Os trabalhos serão retomados às 7h no Hospital das Clínicas, na Zona Central da capital paulista. Serão vacinados profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença em seis hospitais de referência do estado: HCs da Capital e das cidades de Ribeirão Preto (USP), Campinas (Unicamp), Botucatu (Unesp) e Marília (Famema) e Hospital de Base de São José do Rio Preto (Funfarme).

No domingo (17), pouco mais de 100 pessoas já receberam o imunizante. Entre elas, Mônica Calazans, de 54 anos, a primeira brasileira a ser vacinada. Enfermeira e moradora de Itaquera, na Zona Leste, ela trabalha na linha de frente do combate à covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, referência no tratamento da doença em São Paulo.

image Vacinação de Mônica (Governo do Estado de São Paulo)

O governador paulista, João Dória (PSDB), acompanhou a aplicação da primeira dose de Coronavac no país ao lado de Mônica. Ao final, entregou a ela um selo no qual está inscrito “fui vacinado pelo Butatan” e uma pulseira com a frase “eu me vacinei”.

image Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Rodrigo Vieira)

Nesta primeira semana, a meta é vacinar 30 mil funcionários dos hospitais-referência em Covid no estado de São Paulo. Na capital, o HC disponibilizou um galpão em sua sede, sendo que a campanha de vacinação será realizada no Centro de Convenções Rebouças, anexo ao hospital, onde estarão situadas 30 estações de vacinação, que funcionarão 12 horas por dia, das 7h às 19h.

Preparativos

O Governo de São Paulo vem se planejando para realizar uma campanha estadual de imunização contra a covid-19 há meses. Ainda na tarde deste domingo, por meio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, deu início ao pré-cadastro, por meio do site vacinaja.sp.gov.br. 

Na primeira fase, programada para encerrar em 28 de março, será vacinado, com a Coronavac, o grupo prioritário formado por profissionais de saúde, indígenas e quilombolas. A estimativa é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas, com a aplicação de 18 milhões de doses. Ao todo, o cronograma estabelece cinco etapas. As demais ainda não foram divulgadas. 

image Vacina Coronavac (Governo do Estado de São Paulo)

No site da campanha estadual de vacinação, o Governo de São Paulo destaca que "de acordo com o estudo, a vacina do Butantan evita 100% contra casos graves e moderados [de covid-19] e 78% contra casos leves". A página traz ainda um mapa com todos os postos de vacinação no estado paulista.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL