Vacinação contra a gripe é ampliada para todos a partir dos seis meses
Região Norte antecipou a vacinação em novembro do último ano
O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da vacinação contra a gripe para todas as faixas etárias acima de seis meses. A medida passa a valer a partir desta quarta-feira (1), exceto na região norte do país, que antecipou a aplicação em novembro do ano passado. Anteriormente, as doses estavam sendo ministradas apenas para grupos prioritários, como crianças, idosos e trabalhadores da saúde.
VEJA MAIS:
“A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”, destacou a ministra Nísia Trindade, sobre a importância da nova medida.
A campanha de vacinação começou neste ano primeiro nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Ainda priorizando as pessoas consideradas ‘grupo de risco’, as doses foram distribuídas desde março nessas localidades.
Para evitar o número de internações e infecções por gripe, principalmente durante o outono e o inverno, a pasta espera aumentar a cobertura vacinal com esta nova etapa de ampliação da campanha. Ainda reforçam que nesta etapa, estados e municípios têm total autonomia para definir os públicos a serem atendidos, considerando os seus respectivos estoques da vacina.