Título eleitoral pode ser regularizado até oito de maio
Serviço está disponível na internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral
Serviço está disponível na internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral
Quem for votar no dia 6 de outubro deste ano, precisa ter o título eleitoral regularizado até o dia 8 de maio. Mais de 150 milhões de eleitores vão às urnas escolher prefeitos e vereadores de mais de 5,5 mil cidades brasileiras.
Regularizar o documento é um processo simples. Para checar se o título eleitoral está em dia, basta entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral, ir até a aba “Serviços” e clicar em “Situação Eleitoral”. Informe o CPF, e pronto.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, são muitas as razões para o título ficar irregular: o título é cancelado em caso de duplicidade de inscrições, não comparecimento à revisão de eleitorado, ausência em três turnos consecutivos e sentença judicial. Já a suspensão ocorre por condenação, improbidade administrativa ou recusa de serviço militar obrigatório.
Agora, se o título estiver mesmo irregular, não se preocupe. Na mesma aba “Serviços”, tem a opção “Autoatendimento Eleitoral”. Escolha “Título Eleitoral”, em seguida, “Regularize seu título eleitoral”. Essa ferramenta vale tanto para quem mora no Brasil quanto no exterior. Você recebe um protocolo e acompanha tudo pela internet.
Normalmente, as irregularidades são solucionadas pelo autoatendimento. Porém, caso o eleitor precise ir presencialmente até um cartório eleitoral, por exemplo, por causa de biometria, vai receber um alerta com o melhor local para atendimento.
Problemas
Além de ficar de fora das eleições municipais, quem não regularizar o título também não consegue tirar passaporte, carteira de identidade, ingressar em universidade, nem renovar matrícula, nem assumir cargo por aprovação em concurso público. O prazo para regularizar o título é 8 de maio, 150 dias antes da eleição.