MENU

BUSCA

Rodo desenvolvido pela USP consegue eliminar vírus de superfícies, inclusive a covid-19

Produto emite radiação ultravioleta (UV) para a descontaminação dos pisos, funcionando como um germicida

Redação Integrada, com informações do R7

Dois rodos especiais desenvolvidos pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), por meio da tecnologia, consegue eliminar vírus e bactérias, incluindo o novo coronavírus. De acordo com a universidade, o aparelho foi criado pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física e emite radiação ultravioleta (UV) para a descontaminação dos pisos, funcionando como um germicida e evitando a propagação do vírus pelos sapatos - vírus podem ficar durante horas em superfícies como metais, vidros, plásticos, porcelanas, e madeiras. Os novos rodos foram cedidos para a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos.

Ainda segundo a instituição, para total eficácia, os produtos devem ser utilizados durante um minuto em cada metro quadrado da superfície a ser descontaminada, e cada tipo de radiação UV seria responsável por causar algum dano biológico. A luz UV-C destruiria a capa proteica e o material genético de qualquer vírus, enquanto a radiação UV-A provocaria alterações na pele, causando o envelhecimento. A radiação UV-B, além de atuar no envelhecimento da pele, é a principal responsável por causar mutações genéticas que levam ao desenvolvimento de câncer de pele, e a radiação UV-C é considerada a mais deletéria, ou seja, a faixa germicida.

A mesma tecnologia também está sendo testada para descontaminar por completo órgãos humanos para transplante, num trabalho de pesquisa realizado conjuntamente pelo USP e a Universidade de Toronto, no Canadá.

Brasil