Projeto-piloto da Aneel levará internet gratuita a 177 escolas públicas, 11 delas no Pará
Serão utilizados recursos do leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado
Foi aprovado nesta quinta-feira (3), pelo conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o projeto-piloto para levar internet a 177 escolas públicas. A implantação vai começar na segunda quinzena deste mês, com previsão de conclusão até março de 2023. Entre as escolas contempladas, 11 são do Pará, do município de Pau D’Arco. As informações são do G1 Nacional.
A expectativa é de que o modelo seja ampliado para cerca de 12 mil escolas públicas de educação básica sem acesso à internet.
Serão utilizados recursos do leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, cujo o edital previa como contrapartida às empresas vencedoras dos lotes da faixa de 26 gigahertz (GHz) a obrigação de levar internet de qualidade às escolas públicas de educação básica do país. As operadoras devem investir, ao todo, R$ 3,1 bilhões, sendo R$ 44 milhões somente no projeto-piloto.
VEJA MAIS
Nessa fase, as escolas vão receber toda a infraestrutura externa e interna necessária para ter acesso à internet banda larga, via cabo e wi-fi; banda larga, preferencialmente, através de fibra óptica, mas, nos casos em que não for possível, a conexão será via satélite; instalação de rede elétrica nas unidades que não têm energia, em parceria com o Ministério de Minas e Energia; laboratório de informática; e notebook, cloudbooks e projetor (1 kit para cada 5 turmas), além de um notebook extra para uso da direção das escolas;
Também haverá capacitação de professores e técnicos das escolas, visando melhor utilização da conectividade, e será pago pacote de internet banda larga para uso da escola por 36 meses.
O Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), criado pela Anatel e formado por representantes da agência, das operadoras e dos ministérios das Comunicações e Educação, é quem irá coordenar os trabalhos.
De acordo com o Gape, as escolas escolhidas têm diferente perfis, justamente para simular os desafios que serão enfrentados quando for ampliado o número de instituições a serem atendidas pelo programa.
Veja os municípios em que estão as escolas que serão atendidas pelo projeto-piloto:
- Pau D’Arco (PA) – 11 escolas
- Espigão do Oeste (RO) – 22 escolas
- Baía da Traição (PB) – 17 escolas
- Santa Luzia do Itanhy (SE) – 21 escolas
- Gaúcha do Norte (MT) – 15 escolas
- Cavalcante (GO) – 22 escolas
- Berilo (MG) – 23 escolas
- Silva Jardim (RJ) – 21 escolas
- Entre Rios (SC) – 10 escolas
- Domingos Soares (PR) – 15 escolas