MENU

BUSCA

Presidente Lula sanciona lei que cria cadastro de condenados por crimes sexuais

Sigilo sobre dados de incluídos na lista pode ser mantido pela Justiça

Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quinta-feira (28), o projeto de lei que determina a criação do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais.

VEJA MAIS

COP 30: Presidente Lula pretende visitar Belém para verificação das obras na capital; confira
A visita está prevista para este ano segundo o prefeito eleito, Igor Normando

Militar suspeito de planejar morte de Lula presta depoimento à PF
Tenente-coronel é um dos cinco presos da Operação Contragolpe

Helder Barbalho, Jader Filho e Igor Normando se reúnem com presidente Lula em Brasília
Líderes discutiram investimentos na infraestrutura para Belém

A nova Lei 15.035/2024 inclui no Código Penal autorização para a realização de busca pública pelo nome completo e o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de condenados pelos crimes de estupro, estupro de vulnerável, exploração sexual de crianças e adolescentes e exploração da prostituição, além da conduta de filmar e divulgar vídeos íntimos de terceiros sem autorização.

O texto também prevê que o sigilo dos dados do condenado poderá ser mantido pela Justiça. Nesse caso, o juiz deverá fundamentar a manutenção da restrição do acesso aos dados.

Em caso de absolvição, as informações pessoais do acusado deverão ser mantidas em sigilo. O banco de dados será formado a partir de informações que constam no Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro.

A sanção da lei também teve a assinatura do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, do advogado-geral da União, Jorge Messias, da ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, e da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo.

Brasil