MENU

BUSCA

Presidente Lula determina bloqueio de transporte fluvial e aéreo em território Yanomami

A intenção do governo federal é combater o garimpo ilegal e a disseminação de doenças que estão afetando os indígenas

O Liberal

Após uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ministros de Estado que estão envolvidos no combate à crise humanitária que atinge os Yanomami, ficou determinado que, a partir desta segunda-feira (30), estão bloqueados o transporte aéreo e fluvial no território indígena, que vem sendo afetado por atividades criminosas. As informações são da CNN Brasil.

VEJA MAIS

Governo anuncia mais medidas emergenciais para a Terra Indígena Yanomami
Além de garantir saúde e assistência, o governo também pretende impedir o transporte aéreo e fluvial de grupos criminosos pela região

Marina Silva: Fundo Amazônia pode ser usado em ações 'emergenciais' no caso dos Yanomami
Alemanha diz estar pronta para 'contribuir' com novos fundos de preservação da Amazônia

Hospital e associação registram seis novas mortes de indígenas Yanomami
Na sexta, uma mulher de 33 anos morreu na UTI do hospital de Boa Vista, após ser diagnosticada com desnutrição grave

Um dos principais motivos para Lula determinar o motivo é restringir o acesso de pessoas não autorizadas pelo Poder Público na área, combatendo o garimpo ilegal e também a disseminação de doenças. 

Também ficou determinado que haverá maior prioridade de assistência nutricional e de saúde aos Yanomami, possibilitando aos indígenas o acesso à água potável.  

Na última semana, o Ministério da Saúde chegou a declarar Emergência de Importância Nacional devido à desassistência sanitária que os povos indígenas estavam vivendo nos últimos quatro anos. Estima-se que cerca de 570 crianças Yanomami morreram de desnutrição ao longo do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Brasil