CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Prefeitura confirma morte de criança de cinco anos vítima de meningite meningocócica

Segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, o paciente havia sido encaminhado horas antes para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do mesmo bairro, apresentando sintomas da doença

O Liberal

Na última quinta-feira (22), uma criança de cinco anos morreu devido à meningite meningocócica no Hospital Municipal Carmen Prudente, localizado na zona leste da capital paulista. Segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, o paciente havia sido encaminhado horas antes para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do mesmo bairro, apresentando sintomas da doença.

VEJA MAIS

image Vacina brasileira contra 4 tipos de meningite é aprovada pela Anvisa
Imunizante é produzido pelo laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro

image Suspeita de meningite é descartada em escola de Belém; 36 casos da doença foram confirmados em 2023
Na última segunda (24), uma criança de 11 anos morreu com suspeita de meningite, mas, após avaliação da Sesma, a hipótese foi descartada

image Casos de meningite cresceram 61,7% no Pará em 2022
Na capital, a procura pela vacina é baixa, com cobertura de 55,96%, quando o ideal seria 95%

"A equipe médica da UPA e do HM Cidade Tiradentes seguiram todos os protocolos recomendados, utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs) durante todo o atendimento. Até o momento, não há nenhum outro caso relacionado", afirmou a secretaria em comunicado.

De acordo com a secretaria, os leitos de emergência da unidade hospitalar são separados por cortinas, e os demais pacientes não foram expostos ao risco de contaminação.

O que é meningite

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, conhecidas como meninges, podendo ser causada por vírus ou bactérias. A forma bacteriana da doença apresenta maior letalidade e maiores chances de complicações, mas há disponibilidade de vacina para esse tipo no calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Como se proteger de meningite

A vacina contra meningite meningocócica C deve ser administrada em bebês aos 3, 5 e 12 meses. Já a vacina contra meningite ACWY é aplicada atualmente na faixa de 11 a 14 anos. Desde o dia 25 de maio, professores e adolescentes de 15 a 19 anos também podem receber a vacina contra meningite meningocócica C.

Como é a transmissão de meningite

A doença é transmitida pelo contato direto entre pessoas, por meio de secreções respiratórias de indivíduos infectados. De janeiro a maio deste ano, foram registrados 312 casos de meningite bacteriana na cidade de São Paulo, em todas as faixas etárias, resultando em 12 óbitos. Em 2022, foram registrados 174 casos, com 19 mortes.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL