PIB brasileiro aumentou 9,7% no trimestre encerrado em maio, aponta pesquisa da FGV
As exportações do país também cresceram para 12,3% em relação ao ano anterior
O Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve um crescimento de 9,7% no trimestre encerrado em maio deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A afirmativa é proveniente do Monitor do PIB, divulgado nesta sexta-feira (16), no Rio de Janeiro, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). As informações são da Agência Brasil.
Em comparação com as estatísticas do trimestre encerrado em maio deste ano e de 2020, foi puxado para o crescimento econômico cerca de 29,3% da formação bruta de capital fixo (investimentos) e de 10,1% do consumo das famílias. As exportações também cresceram (12,3%), mas as importações tiveram uma alta bem mais acentuada (28,5%).
No entanto, ao comparar com o trimestre finalizado em fevereiro, a economia brasileira teve perda de 0,9%. Ao analisar somente o mês de maio, o PIB teve altas de 1,8% em relação a abril deste ano e de 13,4% na comparação com maio do ano anterior.
“Em maio, com relação a maio de 2020, a economia seguiu no ritmo de intenso crescimento observado desde abril por conta da baixa base de comparação em 2020. Isso é reflexo do crescimento em todas as atividades econômicas e componentes da demanda. Apesar disso, a economia ainda se encontra 0,7% abaixo do nível que detinha em fevereiro de 2020, período anterior ao início da pandemia no país. Esses resultados mostram que ainda há um longo caminho para a retomada mais robusta da economia” afirma o pesquisador da FGV Claudio Considera.