CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Menino com paralisia cerebral realiza sonho de andar de skate

A conquista só foi possível com o auxílio do projeto Skate Anima, do Studio Neuro, espaço de fisioterapia neurofuncional em Porto Alegre

Redação Integrada com informações do site Razões para Acreditar

Laura Costa Patrón é uma mãe como poucas. Desde que o filho João nasceu, há sete anos, ela viu sua vida mudar completamente. Com 1 ano e 8 meses, o menino foi dignosticado com paralisia cerebral. Foram várias idas e vindas do hospital e um coma de 71 dias por conta de um AVC decorrente da Síndrome Hemolítico Urêmica Atípica, ou SHUa, uma doença autoimune bastante rara. Desde então, ela fez de cada dia uma batalha pela vida do filho e em nome da inclusão que ele e muitas outras crianças com problemas similares necessitam.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Lau Patrón (@laucpatron) em

 

Em vez de transformar a casa em uma prisão para o menino, ela decidiu que buscaria por tratamentos que o libertassem. Informada sobre um tratamento que poderia aumentar as chances de reabilitação do filho, ela iniciou, em 2015, a primeira de três campanhas destinadas a buscar financiamento para o tratamento.

João já passou por terapia psicomotora no Chile, estimulação transcraniana em São Paulo, até encontrar um médico em Porto Alegre que aceitasse dar sequência ao tratamento. Os resultados foram animadores. Aos seis anos, ele já conseguia ter firmeza no tronco para ficar sentado sozinho, usava as mãos e os braços e se comunicava pela fala. Com o amor e apoio de Laura, hoje João tem uma rotina muito próxima da de qualquer outra criança, apesar de suas limitações motoras.

 

 

Em maio deste ano João deu mais um grande passo no processo de estimulação motora. Com o auxílio do projeto Skate Anima, do Studio Neuro, espaço de fisioterapia neurofuncional em Porto Alegre, ele conseguiu realizar um desejo: andar de skate. A iniciativa existe desde 2015 e busca usar o esporte para atender necessidades específicas de pacientes com doenças neurológicas.

image Com o auxílio do projeto Skate Anima, do Studio Neuro, João conseguiu realizar um desejo: andar de skate (Reprodução Instagram)

Daniel Paniagua, fisioterapeuta, e Stevan Pinto, psicólogo, estão à frente do projeto. Os dois são apaixonados por skates e decidiram proporcionar a João a concretização de seu sonho. A primeira vez que o menino conseguiu andar sobre a plataforma adaptada foi registrada por Laura e ganhou destaque em páginas voltadas ao compartilhamento de notícias que valem a pena ser divulgadas. Na página Avante Leãozinho no Facebook, Laura compartilha a evolução de João com as pessoas que os ajudam e também com as que buscam ajuda para enfrentar problemas semelhantes.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL