CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Médica cria ‘prontuário afetivo’ como forma de identificar paixões de pacientes internados

A ideia da profissional da saúde foi tornar o ambiente hospitalar mais leve para os adoentados com Covid-19

Com informações do Só Notícia Boa
fonte

Humanizar os atendimentos médicos criando 'prontuários afetivos’ com as paixões dos pacientes foi ideia da no Hospital Universitário de Brasília (HUB). A ideia surgiu da reumatologista Isadora Jochims como forma de humanizar os atendimentos médicos em tempos tão difíceis. 

Além de manter os gostos de barulho de água, passarinhos e músicas do Raul Seixas, a profissional da saúde também faz questão de ligar para os familiares das pessoas que estão hospitalizadas. Inclusive, Isabela conta que foi assim que descobriu a paixão de um dos pacientes.

“Do outro lado da linha, ouvi um sorriso, uma risada. E as pessoas diziam: ‘Ele é torcedor do Palmeiras’, ‘gosta de Raul Seixas ‘, e fomos anotando”, diz a médica.

Trazendo o afeto da família que está tão distante, no leito do palmeirense entubado, e em coma induzido, tem o aviso: “O Palmeiras ganhou”. O recado, serve para que o paciente tenha uma boa notícia boa quando acordar.

Isadora atua na na Comissão de Humanização do HUB e viu  no prontuário afetivo uma das muitas expressões de arte possíveis na medicina. “Essa ideia de intervenções artísticas no ambiente de saúde foi uma questão de sobrevivência. De tornar o ambiente mais leve, provocando os profissionais que estão ali, atuando”.

Mas, a médica não cuida dos 'prontuários afetivos sozinha’, ela conta com a ajuda da enfermeira Dayani Adami. Ela é uma das responsáveis por ajudar a estreitar laços com os familiares e ajudar no tratamento.

O carinho dos profissionais da saúde é direcionado a todos os pacientes. Dayani explica que não existe apenas ‘só o paciente do leite 1’, ele é identificado como o que gosta de música tal, que tem filhos. 

“Quando a gente sabe que o paciente é o amor de alguém, a gente tem que cuidar dele como se fosse alguém da nossa família”, afirma a enfermeira.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL