MENU

BUSCA

Mãe e padrasto são presos acusados de torturar e matar criança autista

Menino teve os órgãos estourados por conta das agressões e sofreu hemorragia interna

O Liberal

Policiais da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) de Manaus (AM) prenderam, na manhã desta sexta-feira (1), Débora de Lima, de 28 anos, e Henrique Coelho de Souza, 23, sob suspeita de torturarem e levarem à morte um menino autista de 9 anos, filho e enteado, respectivamente, de ambos. O garoto deu entrada na emergência de um hospital da capital amazonense na última quarta-feira (30) desmaiado. Aos médicos, mãe e padrasto relataram que ele havia passado mal após o jantar, mas os exames apontaram que a criança havia sido vítima de agressão.

VEJA MAIS

Vítima silenciosa da violência

Os exames também mostraram que as agressões eram antigas e já ocorriam há pelo menos um ano. "No corpo da criança tinha marcas de lesões antigas, que mesmo pra quem é leigo, sabe que essa criança era maltratada e negligenciada. Com o passar do tempo o menino foi definhando e acabou tendo dificuldade para se locomover, não por conta do autismo, mas pelas agressões", explicou a titular da Depca.

Imagens antigas obtidas pela polícia mostram um menino saudável, que com o tempo foi emagrecendo e tinha dificuldade para andar. "A criança sempre brincava com o irmão e tinha uma boa desenvoltura, e de repente começou a emagrecer e parar de andar. A mãe tirou o remédio controlado por conta própria, dizendo que o menino tinha reações violentas, mas isso foi negado por todos que conviviam com a criança", relatou a delegada.

Após ouvir os relatos dos pais, médicos e familiares e avaliar os exames feitos pela perícia, a Depca solicitou, ainda na quinta-feira (31), a expedição de um mandado de prisão em desfavor de Débora e Henrique. Os dois chegaram a simular uma separação após sentir que estavam na mira das investigações para tentar se esconder da polícia, mas não adiantou. Eles foram presos em bairros distintos, localizados na zona Leste de Manaus.

Brasil