Lojas Americanas oferece venda de ovo da Páscoa com saldo do FGTS e vira alvo de críticas
Empresa oferta a linha de crédito por meio da conta digital Ame. Sugestão causa polêmica nas redes sociais
A Americanas causou polêmica nas redes sociais ao oferecer aos clientes a opção de comprar ovos de Páscoa utilizando o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A loja sugere aos consumidores a possibilidade de pagar com uma linha de crédito de antecipação do saque-aniversário. A sugestão foi flagrada em um folheto promocional dentro de uma loja da rede e viralizou nas redes sociais.
O saque-aniversário do FGTS permite que o trabalhador retire, anualmente, ou até mesmo de uma vez só por meio de empréstimos, parte do saldo disponível em sua conta. Essa modalidade é voluntária e pode ser realizada online ou nas agências da Caixa Econômica Federal.
A foto, publicada originalmente no X (antigo Twitter), mostra um cartaz colado em um dos ovos expostos na loja, com a frase: "Compre com seu FGTS. Consulte com um dos nossos promotores". A imagem gerou indignação entre os internautas, que criticaram a empresa por incentivar o consumo de itens supérfluos com um dinheiro que deveria ser usado para fins emergenciais.
VEJA MAIS
Vale ressaltar que não havia aviso de que se tratava de uma linha de crédito, com cobrança de juros no anúncio. Na verdade, a empresa está sugerindo uma linha de crédito que antecipa o valor das parcelas do saque-aniversário do FGTS. Ou seja, o cliente não recebe o dinheiro em mãos.
O financiamento é possível por meio de compras com a conta digital Ame. Valores das taxas de cobrança não foram divulgadas. Em nota oficial, a Americanas se defendeu dizendo que o FGTS é um "produto financeiro utilizado de forma ampla por vários setores da economia". A empresa também ressaltou que a utilização do serviço financeiro é apenas mais uma opção de pagamento para o consumidor.
"A Americanas informa que o produto financeiro citado (FGTS) é utilizado de forma ampla por vários setores da economia, inclusive pelo varejo e, com a criação do saque aniversário, passou a poder ser usado para compras em várias categorias de sua rede de lojas. A companhia lembra que a utilização do serviço financeiro é apenas mais uma opção de pagamento para o consumidor", diz a nota da empresa.
Repercussão nas redes sociais
A repercussão da oferta da Americanas gerou muitas críticas nas redes sociais. "Geração dos meus pais comprava casa com FGTS, a minha compra ovo de Páscoa. O neoliberalismo está destruindo o que resta dessa nação", diz a publicação original da foto. Confira as reações:
*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)