Jogador de futebol e mais seis morrem em ação policial no Amapá; agentes são afastados
Polícia Civil investiga operação que terminou com sete mortos em Macapá; entre as vítimas está Wendel Cristian, ex-jogador do Ypiranga Clube
Uma ação policial ocorrida na madrugada do último domingo (4), no bairro Pantanal, zona norte de Macapá, no Amapá, terminou com a morte de sete pessoas, entre elas o jogador de futebol Wendel Cristian Conceição Wanderley, de 21 anos. A operação, segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foi motivada por uma denúncia sobre tráfico de drogas e a presença de suspeitos armados em um carro modelo Onix Plus, de cor branca.
Todas as vítimas estavam dentro do veículo alvejado. Em nota, os policiais envolvidos alegaram legítima defesa e afirmaram que revidaram disparos ao se aproximarem do automóvel. Com o grupo, a polícia disse ter apreendido sete armas de fogo, incluindo uma de grosso calibre, além de porções de crack, maconha, cocaína e dinheiro em espécie.
VEJA MAIS
Entre os mortos está também o adolescente Max Dias Toloza, de 14 anos, e Erick Marlon Pimentel Ferreira, apontado pelas autoridades como líder do tráfico na região e com extensa ficha criminal.
Na manhã desta segunda-feira (5), o governador Clécio Luís (Solidariedade) determinou o afastamento dos nove policiais militares que participaram da ação. Em pronunciamento nas redes sociais, o governador garantiu “rigorosa apuração dos fatos” e afirmou que as famílias das vítimas receberão apoio do estado.
“Agiremos com firmeza e responsabilidade para que tudo seja devidamente esclarecido”, declarou o governador. Um inquérito foi aberto para investigar a ocorrência.
A morte de Wendel Cristian causou comoção entre clubes e torcedores. O jovem atleta já havia atuado por times tradicionais do Amapá, como o Ypiranga Clube, Trem e EC Macapá. Em 2023, foi campeão amapaense sub-20 pelo EC Macapá. Em nota, o Ypiranga lamentou a “perda precoce”, enquanto o Macapá relembrou sua dedicação ao clube.
Lista das vítimas confirmadas na operação:
- Erick Marlon Pimentel Ferreira
- Thiago Cardoso da Fonseca
- Emanuel Brayan Pimentel Ferreira
- Wesley Jhonata Monteiro Ribeiro
- Cleiton Ramon da Silva Pereira
- Wendel Cristian Conceição Wanderley
- Max Dias Toloza (14 anos)
- O caso segue em investigação.