Inmet prevê final de semana com temporais nas Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste

O domingo promete um cenário meteorológico dinâmico, onde o calor intenso se mistura com a umidade do ar, deixando o clima abafado na transição da manhã para a tarde

O Liberal

Enquanto o Sul experimenta uma trégua nos temporais, as regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste estão prestes a enfrentar fortes chuvas durante o fim de semana, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Nordeste do país, o calor intenso persiste.

O meteorologista do Inmet, Kleber Souza, explica que a concentração de chuvas em algumas regiões é resultado da passagem de uma frente fria. "Esta frente avança pelo litoral Sudeste, canalizando a umidade amazônica e concentrando-se nessas partes do Brasil, favorecendo a formação de chuvas no Centro-Oeste, Norte e Sudeste", diz.

VEJA MAIS

image Belém amanhece com clima frio devido à instabilidade temporária, diz Inmet
Segundo o Instituto de Meteorologia, período chuvoso deve atrasar e começar apenas em fevereiro, mas a tendência é de diminuição gradual da temperatura

image Calor extremo: Inmet emite alerta de aumento de temperaturas em sete estados
Onda de calor ameaça recordes de temperatura em regiões do Sudeste e Centro-Oeste. Previsão de chuvas intensas no Sul ao longo da semana.

No Pará, o clima seguirá a mesma previsão dos dois últimos dias, com sol e formação de nuvens de manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite. O Inmet alerta para a previsão de chuvas moderadas a fortes, com possibilidade de temporais e rajadas de vento de até 90 km/h que podem atingir toda a região Norte, em especial o oeste do Acre e o norte e extremo oeste do Amazonas.

Por conta desse cenário, a recomendação do Inmet aos nortistas é se preparem para uma semana marcada pela influência persistente do calor e da alta umidade na região Norte do país. Essa combinação será responsável pelas instabilidades que moldarão os próximos dias.

Na cidade de São Paulo, a previsão é de céu nublado com pancadas de chuva isoladas ao longo de todo o fim de semana. As temperaturas podem variar entre 15°C e 21°C, com tendência de aumento no domingo (26). A umidade oscilará de 100% nas primeiras horas do dia até 80% nos períodos mais quentes.

Brasília (DF) terá um fim de semana com temperaturas estáveis, registrando mínimas de 19°C e máximas de 32°C. A umidade do ar ficará entre 30% e 90%. No sábado, o dia será ensolarado com poucas nuvens, enquanto à noite há previsão de aumento da nebulosidade, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, que persistirão no domingo.

Rio Branco (AC) enfrentará tempo nublado e trovoadas isoladas, com temperaturas variando entre 23°C e 30°C. A umidade relativa do ar iniciará em 95% nas primeiras horas do dia, podendo atingir 60% durante a tarde.

Em Campo Grande (MS), as pancadas de chuva são esperadas até domingo, com temperatura mínima de 21°C e máxima de 30°C. A umidade deve oscilar entre 95% e 75%.

Trégua no Sul, mas alerta para o retorno dos temporais

Na região Sul, a previsão indica uma trégua nos temporais para Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, com exceção do Paraná, onde há probabilidade de pancadas isoladas. Kleber Souza destaca que isso é resultado de uma massa de ar seco na região, que impede a formação de nuvens de chuva.

No último fim de semana, oito pessoas perderam a vida e mais de 8 mil ficaram desabrigadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, devido às fortes chuvas nos dois estados.

O meteorologista alerta, no entanto, que essa calma é momentânea, e os temporais podem retornar na próxima semana. "Essa previsão é válida até domingo. Na segunda-feira, teremos outra frente, a qual pode trazer de volta as chuvas", adverte.

No período de 1º a 22 de novembro, o acumulado de precipitações em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, foi de 275,1 mm, muito acima da média estadual para o período, que é de 105,5 mm/mês. Em Florianópolis, capital de Santa Catarina, o acumulado foi de 234,2 mm, também acima da média mensal do estado, que é de 146,6 mm.

Calor Intenso no Nordeste

No Nordeste, a realidade é completamente diferente, com o predomínio do calor, exceto no Piauí, sul da Bahia e Maranhão, onde há possibilidade de chuvas isoladas. Teresina (PI) terá um fim de semana com ventos fracos e temperaturas atingindo os 40°C. A umidade relativa do ar pode chegar a 25% nas horas mais quentes do dia.

Em Fortaleza (CE), o sábado será de tempo estável, com mínimas de 26°C e máximas em torno dos 33°C. A umidade variará entre 90% e 25%, com rajadas de vento moderadas. Aqueles que planejam aproveitar o final de semana em Maceió (AL) devem se preparar para temperaturas que podem alcançar os 32°C. Apesar disso, o tempo não será tão seco, com a umidade variando de 85% a 55%.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL