Helicóptero que transportava quatro pessoas desaparece a caminho de Ilha Bela, em São Paulo
Aeronave sumiu duas horas depois de decolar
Um helicóptero que transportava quatro pessoas desapareceu no último domingo (31), cerca de duas horas após decolar de São Paulo com destino à Ilhabela. A Polícia militar informou que havia um piloto e três passageiros na aeronave. A principal suspeita é que o sumiço tenha ocorrido na região da Serra do Mar. A PM afirmou que, após decolar, às 15h15, o último contato da nave foi às 15h10.
Luciana Marley Rodzewics Santos, 46 anos, sua filha, Letícia Ayumi Rodzewics Sawunoto, 20 anos, e um amigo identificado como Rafael, eram os passageiros. O piloto ainda não havia sido identificado até o fim da tarde desta segunda-feira (1º). De acordo com Silvia Santos, irmã de Luciana e tia de Letícia, a jovem enviou uma mensagem e um vídeo antes do helicóptero desaparecer a caminho de Ilhabela.
VEJA MAIS
“Tá perigoso. Muita neblina, estou voltando”, disse em mensagem à família. Luciana e Letícia teriam sido convidadas por Rafael para um passeio de helicóptero, explicou a irmã. Ainda segundo a família, a localização do celular da jovem está ativa, e aeronaves da Força Aérea estão empenhadas nas buscas. Porém, devido à falta de visibilidade, não foi possível pousar no local do último sinal nesta segunda-feira (1º).
Por conta disso, as buscas foram encerradas e serão retomadas amanhã, conforme declarou a Força Aérea Brasileira (FAB) em nota enviada à imprensa:
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que foi notificada a respeito do desaparecimento de um helicóptero, de matrícula PR-HDB, no litoral de São Paulo (SP). Uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação – Esquadrão Pelicano – (2°/10° GAV), foi acionada na madrugada desta segunda-feira (01/01) para iniciar as buscas na região. Os voos perduraram-se ao longo de todo o dia. Até o momento, a aeronave não foi localizada.
A fim de continuidade às buscas, coordenadas pelo SALVAERO, a aeronave militar decolará novamente na madrugada desta terça-feira (02/01).
Conforme a PM, o helicóptero decolou do Campo de Marte às 13h15 do dia 31. O último contato foi registrado às 15h10. "Ontem (31), por volta das 22h40, um alerta foi acionado para o Comando de Aviação e para o Corpo de Bombeiros, indicando uma possível queda do helicóptero, prefixo PRHDB, modelo Robson 44 (cinza e preto)", informou a PM.
Além da FAB, o grupamento aéreo da base de São Paulo também sobrevoa a região em busca de pistas. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado, eles aguardam as diligências da PM e do Comando Aéreo para atuar no resgate dos ocupantes. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que a aeronave estava regular para voos. Contudo, a operação para táxi aéreo estava negada.