CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Governo planeja investir R$ 2 bilhões em plano de segurança para a Amazônia Legal

Projeto chamado Amazônia mais Segura e Soberana prevê a implantação de 34 bases de segurança

O Liberal
fonte

O governo brasileiro anunciou investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões em um plano de segurança para a região da Amazônia Legal, conforme anunciado hoje (25) pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli. Esse plano, denominado "Amazônia mais Segura e Soberana", tem como objetivo principal reforçar a segurança na região e inclui a criação de 34 novas bases de segurança, a implantação de um centro de comando da Força Nacional de Segurança e a criação de um centro de cooperação internacional para troca de informações e ações com os países vizinhos.

Durante a abertura da 13ª Semana de Segurança Cidadã e Justiça, Capelli destacou a importância desse plano para a Amazônia brasileira. Ele enfatizou que o projeto incluirá a implementação de 28 bases terrestres e seis bases fluviais, demonstrando o compromisso do governo em fortalecer a segurança na região.

VEJA MAIS

image Pará reduz em 70% as áreas com alertas de desmatamento no mês de agosto
Estado alcançou queda no desmatamento equivalente a uma área de 472 km², a maior redução em quilômetros quadrados entre os estados da Amazônia Legal

image Polícia Federal forma 241 novos agentes que reforçarão atuação na Amazônia Legal
Ministro da Justiça afirma que instituição deve ser profissional e não se envolver com ideologia política

Capelli representou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, no evento, que foi realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo da Bahia, com o objetivo de celebrar a semana dedicada à segurança pública na América Latina e no Caribe, compartilhando experiências de boas práticas e projetos na área.

Capelli também enfatizou os desafios enfrentados na luta contra o crime organizado na região, que muitas vezes transcende as fronteiras geopolíticas. Ele anunciou que o ministério lançará um programa de combate às organizações criminosas e defendeu uma maior cooperação entre as polícias estaduais.

Secretário-geral afira que desenvolvimento da região é estratégia contra o crime

Além disso, o secretário-executivo mencionou a importância de políticas estruturantes que promovam o desenvolvimento como uma forma eficaz de prevenção ao crime, especialmente nas periferias e para os jovens negros que são mais vulneráveis às influências do crime organizado. “Temos os desafios de fazer as políticas dos estados atuarem de forma articulada para enfrentar o crime que está cada vez mais organizado”, disse.

Capelli destacou a necessidade de medidas imediatas para enfrentar a situação de guerra em algumas cidades do país, ao mesmo tempo em que se buscam soluções estruturais de longo prazo para a segurança pública no Brasil.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL