MENU

BUSCA

Fora do Sisu, UFPA abre hoje inscrições para seu processo seletivo de 2019

Universidade oferece de 7,9 mil vagas em edital que valoriza cotistas e alunos da região Norte

Redação Integrada ORM

Começaram hoje (2), e seguem até o dia 20 de novembro, as inscrições online para o Processo Seletivo 2019 (PS2019) e Processo Seletivo Especial 2019-1 (PSE) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O edital está disponível no portal da instituição e pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.portal.ufpa.br e a universidade oferece oferece de 7,9 mil vagas. 

O pró-reitor de Ensino e Graduação, Edmar Costa, que também é presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps), anunciou esta semana o surgimento de um novo curso: Bacharelado em Conservação e Restauro. Esta não é a única novidade: a UFPA não vai participar este ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Segundo pró-reitor, 20% vagas disponíveis eram registradas para esse sistema até ano passado. 

“O número de vagas não preenchidas pelo SiSU se tornou cada vez maior. Apenas no ano passado, 36% das vagas não foram preenchidas. Os candidatos se inscreviam no PS e no SiSU e, aprovados em ambos, tinham de desistir de uma das vagas. Outros, nem chegavam a desistir da vaga e apenas não se apresentavam no curso”, avaliou o pró-reitor da UFPA.

O valor da inscrição continua o mesmo do ano passado, R$ 50. As entidades dos estudantes da universidade reivindicaram o valor com o objetivo de garantir maior participação de candidatos. Os estudantes do sistema de cotas têm direito à isenção automática da taxa.

ENEM

As 7,9 mil vagas disponibilizadas pela instituição serão preenchidas com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018), que ocorrerá nos dias 4 e 11 de novembro. A UFPA vai retomar ainda a cota de pessoas com deficiência e ofertar 132 vagas adicionais.

Quem cursou o Ensino Médio na iniciativa privada, beneficiado com bolsa de estudos, pode solicitar o benefício no ato da inscrição. O resultado dos pedidos de isenção está previsto para ser divulgado até o dia 26 de novembro e o pagamento da taxa de inscrição deve ser feito até o dia 30 desse mês. 

Candidatos indígenas e quilombolas também já podem se inscrever para o Processo Seletivo Especial 2019-1 (PSE 2019-1). Neste caso, a participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas até o dia 29 de novembro, também pelo site da universidade.     

Também está mantido o bônus de 10% para todos os candidatos que concluíram o Ensino Médio integralmente em escolas sediadas em um ou mais dos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

RESTAURO

A Universidade Federal do Pará foi autorizada ainda em março pela Secretaria do Patrimônio da União a ocupar o antigo prédio do Convento dos Mercedários (foto), no centro histórico de Belém. No local, serão instaladas atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à preservação do patrimônio arquitetônico de Belém, que darão apoio ao novo Bacharelado em Conservação e Restauro. O projeto foi formulado pelo Laboratório de Conservação, Restauro e Reabilitação (LACORE/UFPA).

Brasil