Festa de divórcio ajuda a superar términos de forma divertida e viraliza na web; entenda
Celebrar o término de uma relação conjugal tem dividido opiniões na web
Em fevereiro deste ano, uma britânica viralizou ao celebrar o término do seu casamento de forma divertida: o casal decidiu dar uma festa de cerca de R$ 1,3 bilhão, com direito a brindes, atrações musicais e até sessões de fotos para os convidados, a fim de celebrar o rompimento da relação.
Mas será que essa tendência ajuda ou atrapalha o processo de término de uma relação? Ouvidos pelo porta O Globo, especialistas acreditam que a prática pode ser benéfica para o rompimento dos olhares tradicionais do divórcio, que muito é associado à perdas e fracassos.
A mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e professora de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Izabella Rodrigues Melo, vê a celebração como um reflexo positivo de um movimento nas últimas décadas em que o divórcio deixa, aos poucos, de simbolizar um fracasso.
"Primeiro ele foi mais falado e depois naturalizado. O divórcio não precisa significar uma derrota, que o casamento não deu certo. Pode significar tanto para o casal, como para a família ao redor, que aquela união, naquele formato, não fazia mais sentido. Conversamos com casais em terapia inclusive para calibrar as expectativas e entender que dar certo, ou não, não quer dizer necessariamente estar junto, mas sim ter saúde e bem-estar", afirma.
VEJA MAIS
Mas há quem discorde da ideia de celebração do término de um vínculo afetivo. Nas redes sociais, por exemplo, alguns usuários acreditam se tratar até de falta de respeito comemorar o rompimento de um casamento. "Se alguém comemorar que terminou comigo, vou entender que a pessoal nunca gostou de mim", afirma um perfil no X.
(Carolina Mota, estagiária sob supervisão do editor web em Oliberal.com, Felipe Saraiva)