Enem 2022: saiba quando será a reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio

Nas mesmas datas da reaplicação, ocorre a edição do Enem 2022 para pessoas privadas de liberdade

Luciana Carvalho
fonte

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será reaplicado na proxima terça-feira (10) e quarta-feira (11), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A reaplicação das provas será para os estudantes que tiveram algum tipo de problema logístico no dia da aplicação regular ou que estavam acometidos por doenças infectocontagiosas, desde que os pedidos de reaplicação tenham sido aprovados pelo instituto.

De acordo com o Inep, o cartão de confirmação de inscrição da reaplicação já está disponível na Página do Participante, Nele constam a data, horário e local de prova. Para visualizar ou imprimir o cartão, é necessário acessar o sistema do Enem com login e senha únicos do Governo Federal (gov.br). Caso o participante não lembre ou tenha perdido a senha, é possível recuperá-la.

VEJA MAIS

image Enem 2023: Inep divulga calendário das provas; veja o período de inscrição e outros cronogramas
Além do Enem, o Inep informou as datas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e diversos outras avaliações. Veja

image MEC divulga datas de inscrição para Prouni, Fies e Sisu de 2023; confira calendários
Os novos alunos serão selecionados para os programas a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

image Enem de 2023 enfrentará desafios, mas deverá retornar com modelos antigos de questões; entenda
A aposta dos especialistas é que as provas voltem a cobrar um olhar crítico dos candidatos; exame já é considerado uma transição

Pessoas privadas de liberdade

Nas mesmas datas da reaplicação, ocorre a edição do Enem 2022 para pessoas privadas de liberdade ou que estão sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. A aplicação acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.  As provas, de acordo com o Inep, têm o mesmo nível de dificuldade do exame regular.

Enem

O exame avalia o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar de processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior e que possuem convênio com o Inep.

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL