Empresária dá tapas em cantora negra e é indiciada por injúria racial; veja

De acordo com a polícia, os tapas ocorreram no momento em que Valkiria Moraes, 59 anos, teria dito: 'Essa negra não sabe cantar'

O Liberal
fonte

Uma empresária foi indiciada por injúria racial e vias de fato após agredir uma cantora que se apresentava em um restaurante. Imagens registradas por câmeras do circuito interno do estabelecimento flagraram o momento em que a empresária Valkiria Tavares de Moraes Cardoso, 59 anos, dá dois tapas no braço de Andresa Sousa Alves, 34, enquanto a artista se apresentava no local. As informações são do portal Metrópoles.

O caso ocorreu na noite do último dia 19, no bairro Asa Sul, em Brasília e segundo testemunhas ouvidas pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), os tapas ocorreram no momento em que Valkiria teria dito: “Essa negra não sabe cantar”. O inquérito foi remetido ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Caso a denúncia seja oferecida e acolhida pelo Judiciário, a empresária responderá criminalmente.

As imagens flagram a mulher bebendo e apontando o dedo para a cantora. Exaltada, Valkiria se aproxima do palco e bate palmas para Andresa. Testemunhas garantem que o ato foi uma forma de debochar da artista. Veja:

Por meio de nota, o Vasto Restaurante, local onde aconteceu a agressão, lamentou o episódio.

Entenda o caso

Ainda de acordo com testemunhas ouvidas pela PCDF, três mulheres se aproximaram do palco, entre elas, a empresária, para pedir uma música. Após Andresa entoar a canção solicitada, Valkiria teria iniciado os insultos, alegando que a profissional não sabia cantar.

De acordo com o boletim de ocorrência, para evitar conflitos, a artista disse que aprenderia a canção corretamente em outra oportunidade. A cliente, no entanto, a agrediu Andresa com dois tapas no braço, que seguiu ouvindo as provocações.

VEJA MAIS

image VÍDEO: Remo denuncia caso de racismo contra atacante Jefferson em jogo contra o Cruzeiro: 'Macaco'
Leão venceu a Raposa por 3 a 1 dentro do Independência, em Belo Horizonte (MG), pela Série B do Brasileiro

image 'Macaco fedorento, preto da senzala', diz mulher a homem em ônibus
Caso registrado como injúria racial leva acusada à prisão em flagrante

Em dado momento, segundo os depoimentos, a autora teria gritado no restaurante: “Essa negra não sabe cantar; vai aprender a cantar, negra”.

O outro lado

Nesta quinta-feira (28/10), o Metrópoles entrou em contato Valkiria. Ela disse que só se pronunciaria novamente sobre o caso judicialmente, no âmbito do processo. O advogado da indiciada, também foi procurado pela reportagem, que reenviou uma nota se posicionando sobre o tema. Eles negam que a empresária tenha cometido qualquer ato de racismo e de intolerância.

“Repudiamos, de forma veemente, qualquer ato de racismo e de intolerância. Reconheço que agi de forma imprópria e desagradável naquele momento. No entanto, jamais pratiquei qualquer tipo de ofensa de cunho racista em relação à cantora Andresa. Nós confiamos na Justiça e no trabalho da polícia do Distrito Federal e temos certeza de que todos os fatos serão devidamente esclarecidos”, diz o texto.

image STF decide que crime de injúria racial não prescreve
Casos de injúria podem ser enquadrados criminalmente como racismo

image Zara emitia sinal sonoro para 'alertar' entrada de 'pessoas fora do padrão' na grife
A revelação veio após a apuração do caso de racismo envolvendo a delegada Ana Paula Barroso

image Conheça a história de Nossa Senhora de Aparecida, que traz mensagem de superação do racismo
Festividade une paraenses para reverenciar a Padroeira do Brasil. Saiba também como a santa ganhou esse título

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL