Em caso raro, jararaca nasce com duas cabeças; veja
Bicefalia ocorre em cerca de um a cada cem mil nascimentos

O Instituto Vital Brazil (IVB) registrou o nascimento de um filhote de jararaca com duas cabeças. A rara condição é conhecida como bicefalia e ocorre em cerca de um a cada cem mil nascimentos de serpentes.
Devido à condição, o filhote nasceu morto, o que é comum nesses casos, conforme explica o biólogo Breno Hamdan. O corpo será incluído na Coleção Científica do Instituto e possibilitará o estudo não apenas da bicefalia nestes animais, como também em outras áreas das ciências.
“Este espécime pode gerar conhecimentos importantes em teratologia, que é a área da ciência que se dedica ao estudo das anomalias e malformações ligadas ao desenvolvimento embrionário. Este conhecimento pode, inclusive, ser aplicado em outras especialidades, como as voltadas à saúde humana”, explica Hamdan.
Ainda segundo o biólogo, o réptil pode ajudar a compreender o papel da genética e do ambiente na formação dos indivíduos. Hamdan diz ainda que as escamas representam uma característica importante na identificação de espécies de serpentes e a influência genética e ambiental na sua formação poderá ser estudada a partir deste filhote.
(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA