MENU

BUSCA

Dois indígenas pataxó são assassinados no sul da Bahia

Vítimas foram alvos de tiros em região de intensos conflitos com fazendeiros

Emilly Melo

Dois jovens indígenas da etnia Pataxó foram assassinados na tarde de ontem (17) em Itabela, na Bahia. Segundo as informações preliminares da Polícia Civil, Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25 anos, e Nawir Brito de Jesus, 17 anos, foram alvos de tiros. Na região onde o crime aconteceu está localizada a terra indígena Barra Velha, local de intensos conflitos com fazendeiros. Com informações da Agência Brasil.

Após o crime, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, disse que solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública o envio da Força Nacional para o local.

VEJA MAIS 

Indígenas se ressentem da falta de apoio para empreender
Segundo eles, faltam oportunidades para iniciar o trabalho, para escoar os produtos e para divulgá-los

19 assassinatos foram registrados em conflitos de campo em 2022, aponta Comissão Pastoral da Terra
Dados mostram que até maio deste ano, 5 indígenas e 3 ambientalistas foram mortos em confrontos; caso Bruno e Dom não estão inclusos

Lula participa de encontro com povos tradicionais da Amazônia em Belém
Candidato prometeu representação oficial indígena no governo e valorização da floresta em pé

“Ontem, perdemos dois jovens pataxó em virtude de conflito por terra e luta por demarcação. A minha primeira agenda do dia será com lideranças indígenas do extremo sul da Bahia. Acompanharei de perto o que vem acontecendo na região e irei requisitar ação imediata do Estado”, escreveu.


O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, determinou prioridade nas investigações do caso. A Secretaria de Segurança Pública também informou que a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão fazendo varreduras no local em busca dos suspeitos do crime. 

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política)

Brasil