MENU

BUSCA

Dia Mundial do Gato: conheça 5 raças inusitadas

Assim como os cachorros, os felinos também têm diversas raças e algumas bem surpreendentes; saiba quais são

Karoline Caldeira

No dia 17 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Gato. Os felinos, assim como os cachorros, também colecionam diversas raças com características únicas e inusitadas. As mais conhecidas no país são os siameses, os persas e os angorás, mas existem outras bem raras e inusitadas. Confira:

VEJA MAIS

Para ficar bonito, é necessário escovação constante. Com focinho quadrado, as orelhas grandes e olhos expressivos, a raça promete conquistar todos que convivem com ela.

Sphynx

Conhecida por não possuir pelos, a raça é uma das mais valiosas do mundo. O gene responsável pela não-pelagem é a alopécia hereditária e é recessivo. O surgimento desta raça é bem curioso.

Foi no ano de 1966, em Ontário, no Canadá. Em uma ninhada de gatos, nasceu um filhote totalmente nu. Em outra ninhada da mesma gata, o fenômeno voltou a acontecer. A partir disso, foram feitos cruzamentos entre esses gatos sem pelos e deram origem à raça Sphynx.

Gato-de-bengala

Essa outra raça de gato americana se originou do cruzamento seletivo entre gatos domésticos e o gato-leopardo asiático, que habita regiões próximas ao Golfo de Bengala. Por se parecer com um leopardo, ele é considerado muito exótico e bastante disputado.

VEJA MAIS

Com mais de 280 combinações de diferentes cores, o Oriental Shorthair é conhecido pelas orelhas grandes e largas. A raça é híbrida e surgiu a partir da mistura do gato Siamês com duas outras raças conhecidas como Azul Russo e Shorthair. Esse processo ocorreu entre 1950 e 1960, em Londres. A história conta que o objetivo dos cientistas era criar uma raça com mais opções de pelagens coloridas.

Lykoi

Também conhecido como gato-lobo, a raça é uma mutação natural de um gato doméstico com aparência de um lobisomem.  A sua pelagem também se assemelha a de um gambá, mas apesar da aparência que pode vir a assustar, é considerado amigável em seu comportamento.

(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)

Brasil