MENU

BUSCA

Dia Mundial da Infância: relembre 10 brincadeiras antigas

A data lembra os direitos das crianças e busca conscientizar pais e governantes; relembre brincadeiras que marcaram épocas.

Karoline Caldeira

Criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Dia Mundial da Infância é celebrado anualmente no dia 21 de março e tem como objetivo conscientizar a sociedade e governantes sobre a importância da boa e saudável formação de uma criança.

Para celebrar essa fase tão importante na vida, o OLiberal.com relembra 10 brincadeiras que marcaram época e trazem boas recordações. Algumas, ainda estão presentes no cotidiano da nova geração. Confira:

Amarelinha 

Essa brincadeira clássica é simples e basta algo para riscar o chão. Primeiro, se desenha 10 quadrados (casas) numeradas e os brincantes se alternam para pular com um ou dois pés. Ao final, o objetivo é alcançar um arco que representa o céu. Quem pisar na linha perde o jogo. Pode parecer simples, mas estimula a coordenação motora.

Bolinha de Gude

As regras são inúmeras e quem as define são os participantes do jogo, mas o objetivo de cada jogador é arremessar a bolinha de gude para acertar as que estão dentro do espaço delimitado.

Guerra de bexiga d’água

Com o clima tropical, essa brincadeira é uma das mais queridas da criançada. De maneira bem simples, os brincantes enchem diversos balões com água e arremessam um no outro.

Pipa

Essa brincadeira atravessa gerações. Pais, filhos, primos e tios guardam boas recordações de longas tardes nas ruas e as diversas pipas sobrevoando os céus. Com uns pedaços de madeira fina, sacola plástica, linha e vento, basta montar a pipa, por para subir e aguardar um adversário para falar o famoso "Ovaite Penoso!".

Fura-Fura

Para a brincadeira, é necessário um objeto pontudo. Os participantes desenham dois triângulos no chão e o objetivo é fincar o objeto com ponto no triângulo adversário.

Adedonha

Ideal para reunir a família e amigos, nessa brincadeira é necessário somente papel e caneta. A princípio, devem ser escolhidos temas que serão usados na dinâmica do jogo, como nome, cor e animal. Escolhidos os temas, é sorteado uma letra entre jogadores e todos devem responder. O primeiro que terminar grita "adedonha!". Todos os outros jogadores devem parar de responder no exato momento.

Taco

O objetivo dessa brincadeira é trocar de base cruzando os tacos no meio do campo. Os jogadores definem quantos pontos devem acumular para ganhar uma partida completa. O local da brincadeira pode ser na rua, quintal ou qualquer espaço que for amplo.

Estilingue

Muito usado para atingir determinados alvos, o estilingue é feito de uma maneira bem simples: um galho que seja bastante resistente com tamanho médio de 20 e 30 cm de comprimento em formato de Y  e um elástico para usar como lançador de objetos. Feito isso, só reunir os amigos, algumas pedras e arremessar com bastante segurança para não machucar alguém.

Cabo de guerra

Essa brincadeira é muito antiga e não tem local ou ano específico da sua origem. Ela também é bem simples e funciona da seguinte forma: basta reunir grupos de competidores e se alinharem entre uma linha central. Alinhados ao longo de um cabo que tem aproximadamente 10cm, o objetivo é puxar o time adversário para que ele passe a linha Central.

Pião

Confeccionado em madeira e acompanhado com um barbante, esse brinquedo é usado muito em competições para ver qual pião fica rodando por mais tempo. Com bastante técnica, basta enrolar o fio no pião e depois puxar bem rápido para que ele saia rodopiando.

(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Brasil