MENU

BUSCA

Criança é morta e cinco indígenas ficam feridos em ataque a tiros na terra Yanomami

Policiais federais foram enviados ao território para investigar a autoria do crime. Agressores fugiram.

O Liberal

Uma criança indígena da etnia Yanomami foi morta e outros cinco indígenas ficaram feridos durante um ataque a tiros na comunidade Parima, em Roraima, dentro da Terra Indígena Yanomami nessa segunda-feira (3).

A informação foi divulgada pelo Ministério dos Povos Indígenas, que também informou que os agressores fugiram.

Segundo a pasta, a situação está sob controle.

As vítimas foram socorridas por servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) que atuam em uma base de apoio da região.

Após o ataque, equipes da Polícia Federal, servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Força Nacional e da Força Nacional de Saúde Pública foram enviadas para a região.

Ainda não se sabe as circunstâncias do ataque e nem quem são os agressores, mas a suspeita é de que o ataque tenha sido causado por garimpeiros que ainda atuam no território.

Meninas Yanomami eram embriagadas por garimpeiros antes de estupro, diz relatório
Governo investiga denúncia de que invasões engravidaram 30 adolescentes da nação indígena

Chegam a 13 as mortes em terra Yanomami em quatro dias de investigação
Polícia Federal realiza perícias e levantamentos de dados onde os corpos foram encontrados

Esse não é o primeiro ataque a tiros contra indígenas registrado no território neste ano: em abril, um indígena Yanomami morreu e outros dois foram baleados por garimpeiros ilegais na comunidade Uxiu.

Alvo há décadas de garimpeiros ilegais, o maior território indígena do Brasil enfrentou nos últimos o avanço desenfreado da atividade ilegal no território. Em 2022, a devastação chegou a 54%.

Brasil