CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Consulta ao programa Pé-de-Meia fica disponível na quarta-feira (20) para estudantes da rede pública

Lista de contemplados não será definitiva, pois está sujeita a atualizações pelas redes de ensino municipais, estaduais e do Distrito Federal

O Liberal
fonte

A partir do próximo dia 20, os alunos matriculados na rede pública de ensino médio terão acesso à consulta do Programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC) através do aplicativo Jornada do Estudante, uma iniciativa que funciona como uma espécie de poupança para esse nível de educação. É importante ressaltar que, inicialmente, a lista de contemplados não será definitiva, pois está sujeita a atualizações pelas redes de ensino municipais, estaduais e do Distrito Federal. Novos estudantes podem ser incluídos ao longo do ano letivo.

O MEC destaca que os alunos podem acompanhar a atualização de sua condição por meio do aplicativo Jornada do Estudante, à medida que o ministério consolida as informações recebidas das secretarias de Educação. Além disso, a plataforma virtual do MEC oferecerá orientações sobre a poupança do estudante de ensino médio, bem como o calendário de pagamento das parcelas.

Segundo o cronograma divulgado, o MEC realizará o pagamento do Incentivo-Matrícula do programa Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, entre os dias 26 de março e 3 de abril, de acordo com o mês de nascimento dos alunos. Esse valor será depositado em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal, em nome dos próprios estudantes.

Consulta e acompanhamento simplificados pelo aplicativo Jornada do Estudante

Para facilitar a comunicação e o acesso à informação, o Ministério da Educação (MEC) lançou em junho de 2022 o aplicativo Jornada do Estudante, uma ferramenta que permite a interação direta e gratuita entre o MEC e estudantes de todo o Brasil. Com essa plataforma, os alunos podem acompanhar de forma digital e em tempo real seus registros estudantis, além de terem acesso a documentos relacionados à sua trajetória escolar, desde o ingresso no ensino básico até os níveis superiores de educação, sem a necessidade de deslocamentos ou solicitações formais.

A partir do dia 20 de março, uma nova versão do aplicativo estará disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store. Por meio dele, os estudantes do ensino médio na rede pública poderão consultar informações cruciais, como a participação no Programa Pé-de-Meia, que funciona como uma poupança educacional, e acompanhar o processo de pagamento das parcelas.

Além disso, o aplicativo oferecerá detalhes sobre os pagamentos, como parcelas de matrícula, calendário de pagamento, identificação das competências das parcelas e seus valores, bem como informações bancárias relacionadas aos depósitos. Em casos de rejeição do pagamento, o aplicativo fornecerá explicações sobre o motivo da recusa e orientações para solução do problema.

Outras funcionalidades incluem o acesso a registros de frequência e conclusão, enviados pelas instituições de ensino médio ao MEC, canais de atendimento do programa, informações sobre a participação do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o status dos pagamentos, indicando se foram rejeitados ou aprovados. Este aplicativo visa simplificar o acompanhamento da jornada educacional dos estudantes brasileiros, promovendo maior transparência e acessibilidade às informações relevantes.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL