Congresso Nacional sedia homenagens aos 35 anos da Coiab nesta sexta-feira (19/4)

Programação conta com grupo paraense e cerimônias com lideranças

Maycon Marte
fonte

Em comemoração aos 35 anos da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), nesta sexta-feira, 19 de abril, haverá uma programação com homenagens e cerimônias, em Brasília, no Congresso Nacional. Além do aniversário da organização, fundada em 19 de abril de 1989, a data marca também o Dia dos Povos Indígenas. A celebração contará com a presença do grupo paraense “Suraras do Carimbó”, do oeste do estado.

Abrindo as celebrações, a Coiab será homenageada em sessão solene proposta pelo Deputado Federal paraense, Airton Faleiro (PT-PA) e pela Deputada Federal Célia Xakriabá (PSOL). A homenagem acontece no plenário Ulysses Guimarães, no Palácio do Congresso Nacional, Câmara dos Deputados, com início previsto para às 10h. 

A sessão também homenageará o trabalho e a luta de Ângela Kaxuyana, atual representante internacional da Coiab, por meio da Coordenadoria das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica - na sigla em espanhol). A liderança destaca que celebra nesses 35 anos, uma trajetória de lutas e conquistas, em especial relacionadas a demarcação de terras indígenas. Kaxuyana aponta a luta e o legado da Coiab em “demarcar territórios para manter sobretudo a vida dos povos indígenas, mas também a biodiversidade”.

Em seu balanço a respeito dos avanços e desafios em torno das lutas dos povos indígenas na Amazônia, a representante lembra de embates contra empreendimentos nocivos às comunidades tradicionais e ao meio ambiente - que unificaram e fortaleceram a causa. Hoje celebra a “formação importante de líderes indígenas para a defesa dos direitos”, destacando a presença destas lideranças em espaços antes inabitados por estes povos.

A partir da memória das conquistas e da força da união dos povos na luta por direitos, o atual Coordenador-geral da Coiab, Toya Manchineri, almeja um futuro melhor e com um povo ainda mais forte.“O futuro que projetamos para os povos indígenas da Amazônia brasileira é que os povos indígenas se tornem cada vez mais donos de seus territórios, com uma organização social e identidade cultural forte. E no comando de seus projetos de vida”.

Arte na programação

A programação cultural fica com o grupo, “Suraras do Carimbó”, que fará o lançamento da canção ‘Coiab, Senùisáwa yané mirasá supé’ (‘Chamado ao nosso povo’, em Nheengatu). O grupo original do oeste do Pará surge em 2018, composto somente por mulheres, sendo também o único do Brasil composto somente por mulheres indígenas.

Apoiadores

Um dos nomes que se destaca entre os apoiadores da organização é o do agricultor e político, atualmente Deputado Federal, pelo estado do Pará, Airton Faleiro (PT-PA). Ao lado da Deputada Federal Célia Xakriabá (PSOL), o parlamentar propôs a sessão solene que homenageia a Coiab pelo o que descreveu como “35 anos de existência, de lutas e conquistas dessa organização tão importante e determinante para a vida dos povos indígenas na Amazônia".

Faleiro relembra o período difícil que os defensores dos direitos indígenas viveram até o ano passado e coloca seu mandato como aliado. Segundo o deputado, durante “o governo que perseguiu os povos indígenas, seus territórios e tentou jogar os povos indígenas contra a sociedade brasileira dizendo que não ia demarcar nenhuma área”, atuou em conjunto com lideranças e movimentos.

Para ele, “ninguém se mobilizou mais e reagiu mais fortemente do que os povos indígenas através das suas Organizações e da sua mobilização social”. Nesse sentido, afirma deixar o seu mandato à disposição e incentiva o movimento com emendas direcionadas às suas ações. “Destinei esse ano 3 milhões de reais das emendas parlamentares para serem executadas nos territórios dos povos indígenas em todas as regiões do Estado do Pará", pontua.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL