CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ciclone no Brasil: veja o que é esse fenômeno extratropical e como prevenir acidentes

Pelas redes sociais, vários vídeos foram compartilhados mostrado o impacto da massa de ar na região. Cerca de 700 mil pessoas estão sem luz, principalmente os moradores das áreas litorâneas.

Rayanne Bulhões

O estado de Santa Catarina (SC) recebeu um alerta para a formação de um ciclone extratropical. Ventos fortes, tromba d’água, chuva intensa e pontos de destruição de telhados e placas foram registrados nesta quarta-feira (10). Pelas redes sociais, vários vídeos foram compartilhados mostrado o impacto da massa de ar na região. Veja!



Segundo a central de meteorologia a região Sul do Brasil, cerca de 700 mil pessoas estão sem luz, principalmente os moradores das áreas litorâneas. Novos alertas foram emitidos aos estados do Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Minas Gerias.  Confira como é formado esse fenômeno e como prevenir acidentes.

VEJA MAIS

image Ciclone causa deslizamentos, enxurradas e inundações em SC; veja
Cerca de 79 mil unidades consumidoras em Santa Catarina estavam sem fornecimento de energia até as 7h15 desta quarta

Como foi formado ciclone extratropical em Santa Catarina?

O sistema de baixa pressão que atingiu Santa Catarina foi formado a partir dos oceanos. O combinado de massa de ar, ventos fortes e a pressão formam os ciclones. Não é comum este tipo de ciclone nesta área, originado em uma região de média latitude, fora dos trópicos.

Para o UOL, o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Lizandro Jacóbsen, explicou o motivo do impacto. "O ciclone extratropical nada mais é do que um sistema de baixa pressão bastante intenso. É um sistema que normalmente ocorre nesta época do ano, só que desta vez aconteceu muito próximo da costa. É por isso que está causando bastante transtorno tanto no litoral catarinense quanto no paranaense".

Este tipo de ciclone é mais comum na Argentina, Uruguai e no Paraguai. Segundo a Defesa Civil, os ventos podem ultrapassar os 100 km/h em Santa Catarina.

Como se prevenir de um ciclone extratropical?

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alguns alertas e iniciativas que podem evitar danos e acidentes. Entre elas estão:

  1. Desligar aparelhos elétricos e o gás;
  2. Abaixar para o piso objetos que possam cair;
  3. Revisar a resistência da casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado;
  4. Não se abrigar embaixo de árvores ou coberturas metálicas frágeis;
  5. Não se aproximar de objetos que representem riscos potenciais; por exemplo, não estacionar próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda, que estarão sob influência de ventos fortes.
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL