MENU

BUSCA

Chuva de meteoros nas madrugadas de sábado e domingo poderá ser vista do Pará

Evento poderá ser visto melhor de países do Hemisfério Norte, mas estados do Norte e Nordeste brasileiro também poderão acompanhá-lo

Lucas Costa

A chuva de meteoros Perseidas, um dos eventos celestes mais esperados pela comunidade de astronomia, está marcada para as madrugadas deste sábado e domingo, 13 e 14. Serão cerca de 75 meteoros por hora no pico do fenômeno que, no entanto, poderá ser visto melhor de países do Hemisfério Norte, onde o radiante da chuva fica mais alto no céu, segundo reportado pelo Tilt.

No Brasil, o evento deve ser menos impressionante, mas alguns riscos no céu poderão ser vistos nas regiões Norte e Nordeste. A lua na fase cheia e o mau tempo em grande parte do país devem atrapalhar a experiência.

Marcelo De Cicco, astrônomo do Projeto Exoss, ligado ao Observatório Nacional, explicou ao Tilt que em condições e locais ideais, será possível ver entre 50 e 75 meteoros por hora no céu do Brasil.

O pico do fenômeno deve ser nas madrugadas de sexta-feira para sábado, 13; e de sábado para domingo, 14. O pico deve ser por volta das 4h, e é necessário olhar na direção norte/nordeste. Também é aconselhável procurar um local alto e com pouca poluição luminosa.

A chuva das Perseidas ocorre todos os anos, sempre que a Terra atravessa uma trilha de detritos do cometa Swift-Tuttle, geralmente entre 17 de julho e 24 de agosto. O pico do fenômeno sempre acontece quando o planeta passa pela área mais densa do rastro. Depois disso, a chuva segue ativa, mas cada vez menos intensa.

Brasil