MENU

BUSCA

Capivara Filó é devolvida a influencer do Amazonas após determinação da Justiça

Juiz federal autorizou devolução desde que seja feita em transporte adequado

O Liberal

A capivara Filó foi devolvida ao influenciador Agenor Tupinambá na manhã deste domingo (30/04), em Manaus, após uma decisão da Justiça Federal do Amazonas. O animal havia sido entregue para o Ibama na quinta-feira (27/04). Na decisão do juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante, Agenor pode levar a capivara para o habitat natural, desde que comprove que o transporte será em meios seguros, o que deverá ser atestado por um veterinário ou biológo.

"Enquanto não se efetiva o transporte de Filó, ela deverá permanecer no Zoológico do Tropical Hotel, considerando que o autor informa já ter obtido o aval do RT Biólogo Ricardo dos Santos Amaral", decidiu o magistrado.


VEJA MAIS

Influencer Agenor entrega capivara ‘Filó’ ao Ibama após denúncias de maus-tratos
“Seu verdadeiro habitat natural é meu coração”, escreveu o fazendeiro de 23 anos, que viralizou nas redes sociais pelo "animal de estimação" inusitado

Deputada expõe condições do abrigo da capivara ‘Filó’: ‘Cativeiro’
Animal foi entregue ao Ibama na última quinta-feira (27) pelo fazendeiro Agenor Tupinambá


 

Ainda segundo ele, Agenor deverá informar ao juízo periodicamente as condições de saúde do animal, devendo também ser facultado livre acesso dos órgãos ambientais para a fiscalização da capivara.

Uma manifestação foi realizada na manhã deste domingo (30), em frente à sede do Ibama, em Manaus. Os manifestantes pediam a imediata soltura do animal, que estava em posse do órgão ambiental.

Fazendeiro viraliza ao mostrar amizade com sua capivara; confira o vídeo do mascote
Vídeo do fazendeiro Agenor e sua capivara ‘Filó’ tirou muitas risadas nas redes sociais; veja

Instituto Luisa Mell troca de nome e diz nunca ter recebido dinheiro da ativista; entenda
O local passou a se chamar de “Instituto Caramelo”, em homenagem aos famosos cachorros vira-latas

A deputada estadual Joana D'Arc (União Brasil), que acompanha o caso, chegou a invadir a sede do órgão, para tentar soltar a capivara à força. No entanto, foi contida por seguranças do Ibama. Logo em seguida, ela entrou em uma das salas do local, alegando que estava "fiscalizando" as instalações.

Brasil