MENU

BUSCA

Braskem informa fim das atividades em Alagoas e medidas para fechamento definitivo dos poços

Companhia afirma que o plano de encerramento definitivo atingiu 70% de avanço nas 35 cavidades

O Liberal

A Braskem divulgou na manhã desta segunda-feira (4) que as operações de extração de sal-gema em Alagoas foram encerradas em maio de 2019. Desde então, a empresa vem implementando ações para o fechamento definitivo dos poços de sal, planejado para meados de 2025.

De acordo com a companhia, o plano de encerramento definitivo atingiu 70% de avanço nas 35 cavidades. Dessas, 9 receberam recomendação de preenchimento com areia, sendo que 5 já tiveram o preenchimento concluído, 3 estão em andamento e 1 não requer mais preenchimento, pois está pressurizada.

VEJA MAIS

Mina afunda mais devagar em Maceió; alerta máximo permanece
Defesa Civil de Maceió informou que velocidade do afundamento de mina da Braskem caiu para 0,3 cm por hora

Em imagens, Defesa Civil de Alagoas mostra avanço das fissuras em Maceió; entenda
Desde o início do monitoramento, no dia 28 de novembro, o solo afundou 1,61 metro

Cinco cavidades confirmaram o status de autopreenchimento, enquanto as 21 restantes estão sendo tampadas e/ou monitoradas, com 7 delas concluídas. No entanto, a Braskem informou sobre a detecção recente de microssismos e movimentações de solo atípicas na área da Cavidade 18, resultando na paralisação preventiva das atividades de preenchimento de poços nesse local.

A empresa destacou que o processo de desocupação preventiva da área se iniciou em dezembro de 2019. A região de risco definida pela Defesa Civil de Maceió está totalmente desocupada, e a área de resguardo no bairro do Mutange, onde se localiza a Cavidade 18, já estava desabitada desde abril de 2020.

A Braskem assegura que os dados de monitoramento estão sendo compartilhados em tempo real com as autoridades, com colaboração contínua e prestação de informações necessárias para garantir a segurança na região.

Brasil