MENU

BUSCA

Brasileiros gastam mais de R$ 40 com almoço por dia, diz pesquisa; confira 10 dicas para economizar

Com o aumento dos preços dos alimentos, todos estão buscando formas de economizar na hora da alimentação; por isso, confira dez dicas para economizar ao comer fora de casa

Gabriel Mansur

Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) informou que os brasileiros gastam, em média, R$ 40,64 para almoçar fora de casa. O valor é 17,4% maior do que o da última pesquisa, realizada em 2019. Por conta do momento econômico do Brasil, muitas pessoas estão procurando formas de economizar, e aqui você vai conferir como gastar menos ao almoçar fora de casa.

VEJA MAIS

Tacos mexicanos: saiba como fazer essa comida deliciosa e diferenciada
Abacate, carne de porco e tortilhas estão entre os principais ingredientes da receita. O tempo de preparo é de, no máximo, 30 minutos; confira

Farofa de ovo com linguiça: saiba como fazer essa delícia para acompanhar o churrasco
Farinha, linguiça e ovo estão entre os principais ingredientes. O tempo de preparo é de, no máximo, 10 minutos; confira

4 dicas para ajudar no planejamento alimentar de uma viagem
Bebidas refrescantes e frutas são opções práticas para consumo

Como qualquer tipo de economia é bem vinda, dicas de como economizar ao precisar almoçar fora de casa podem ter uma boa influência para que o hábito não acabe saindo mais caro no fim do mês. 

Confira 10 dicas para economizar ao comer fora de casa:

  • Evite restaurantes com buffet a quilo: Os restaurantes self service são opções bastante atrativas, mas normalmente têm o preço mais caro. 
  • Escolha restaurantes de buffet livre: Restaurantes que cobram um valor único por pessoa, a um preço mais acessível, são melhores opções. Com isso, é possível controlar os gastos mensais com as refeições e não deixar a economia de lado.
  • Refeições prontas de supermercado: Alguns supermercados e outros estabelecimentos oferecem refeições prontas (marmitas) a preços bem baixos. A opção pode reduzir bastante o valor gasto com comidas, pois normalmente são mais baratas que comer em algum estabelecimento. 
  • Levar comida de casa: A melhor opção entre todas é a de preparar a comida em casa. Além de produzir uma comida feita por você, de acordo com as suas necessidades e ao seu gosto, é também a opção mais barata e onde existe o maior controle com os gastos. 
  • Tenha um lanche reserva: Guardar uma fruta, uma barrinha de cereais ou algum outro tipo de lanche ajuda na hora que bate a fome e permite que não se gaste demais na hora das refeições como almoço e jantar.
  • Almoçar em horários diferentes: Alguns restaurantes costumam diminuir o preço de suas refeições após determinado horário. Apesar de menos opções, é possível economizar ao escolher um horário que não seja de pico.
  • Comprar marmitas prontas: A opção é ótima para o planejamento. Restaurantes oferecem a opção, mas também já existem pessoas que vendem pacotes com diferentes marmitas para congelar e levar para o trabalho. 
  • Dividir o almoço com colegas de trabalho: Combinar com os colegas de trabalho pode ser uma opção que é econômica e integra as pessoas. Cada indivíduo pode levar uma coisa diferente pra comer, promovendo um almoço diferente. 
  • Restaurantes conveniados: Alguns restaurantes concedem descontos para pessoas de determinadas empresas. Confira as parcerias da sua empresa, universidade, clube ou até mesmo sindicato e veja se a economia vale a pena. 
  • Almoçar em grupo: Caso o almoço seja feito por um grupo de pessoas sempre, no mesmo lugar, por que não negociar um desconto? Assim, ambos saem ganhando, o dono do estabelecimento, pela fidelização, e você e seus parceiros, com o desconto. 

Alta do gás de cozinha: veja 5 dicas para economizar após o aumento
As dicas são algumas alternativas para driblar os gastos após o aumento do gás de cozinha

Preguiça de cozinhar? Confira três receitas fáceis com batata para o almoço
Essas dicas de hoje vão te ajudar a economizar tempo na cozinha e ter uma refeição deliciosa

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Brasil