MENU

BUSCA

Brasil despeja mais de três milhões de toneladas de plástico nos oceanos

Estima-se que há um acúmulo de 86 a 150 milhões de toneladas de lixos plásticos nos oceanos

Carolina Mota

Um levantamento do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), constatou que o Brasil é responsável por 3,44 milhões de toneladas de lixo plástico que chegam aos oceanos todos os anos.

Conforme a pesquisa, estima-se que há um acúmulo de 86 a 150 milhões de toneladas desses resíduos nos oceanos. O material pode demorar séculos para se decompor.

VEJA MAIS 

Pesquisa detecta produto plástico de 1984 que continuava praticamente intacto no fundo do mar
Estudo mostra que lixo acumulado no fundo do oceano não se decompõe

Plástico nos oceanos pode chegar a 600 milhões de toneladas em 2040
Projeção é feita pelo estudo Breaking the Plastic Wave

Além dos plásticos, o lixo é composto de materiais sólidos fabricados, utilizados e descartados no ambiente marinho, de origem não biodegradáveis que causam impacto negativo na qualidade da vida marinha.

Segundo a professora Sylmara Dias, especialista em Gestão de Resíduos Sólidos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, cerca de 80% do lixo despejado no oceano vem de atividades feitas em terra, como indústrias, residências ou espaços públicos.

Tratado Global de poluição por plástico

Em março de 2023, a ONU aprovou um acordo para a criação de um tratado global da poluição por plástico, visto pela Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente como o “o pacto ambiental mais significativo desde o Acordo de Paris”.

"Apesar de décadas de esforços para prevenir e reduzir o lixo no mar, o problema continua crescendo na escala local e global. É um problema complexo, que não se resolve com uma única solução".

*Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com

Brasil