CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Apreensão de macacos na casa de Nicole Bahls deu início a operação da PF contra tráfico de animais

A 'Operação Defaunação' prendeu três pessoas envolvidas em tráfico de animais silvestres. Nicole Bahls não é investigada; entenda

Hannah Franco
fonte

Uma investigação que começou com a apreensão de dois macacos na casa da influenciadora Nicole Bahls, no início de 2023, resultou na deflagração da Operação Defaunação, realizada pela Polícia Federal na terça-feira (12). A operação combate o tráfico de animais silvestres, inclusive espécies em extinção. A apresentadora não é investigada na operação.

Três pessoas foram presas na operação, incluindo um bombeiro, apontado como o chefe do esquema. A PF cumpriu 20 mandados de busca e apreensão em diversos municípios do Rio de Janeiro. Na operação, foram apreendidos animais silvestres, armas, munição e documentos falsos.

VEJA MAIS

image PF e Ibama apreendem macacos de Nicole Bahls: 'Documentos eram falsificados'
A documentação relativa aos animais silvestres era falsa.

image Nicole Bahls faz ensaio 'newborn' com filhotes de macaco
Influenciadora digital, namorada do empresário Marcelo Viana, ganhou dois bebês macacos do amado

Lucro e falsificação

Segundo as investigações, a quadrilha atuava de forma sistemática na captura ilegal de animais silvestres. Os animais eram mantidos em cativeiro e submetidos a maus-tratos para, posteriormente, serem vendidos por valores de até R$ 120 mil nas redes sociais. O grupo pode ter lucrado até R$ 15 milhões em apenas um ano com a prática ilegal.

A PF também descobriu que a quadrilha falsificava documentos e selos públicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para dificultar a fiscalização.

Macacos de Nicole Bahls

A investigação que resultou na operação desta terça-feira começou com a apreensão dos macacos Davi e Mical na casa de Nicole Bahls em janeiro de 2023. A ação foi realizada pela PF e o Ibama. Na época, os animais da espécie macaco-prego dormiam em um berço ao lado da cama da influenciadora.

Nicole Bahls não é investigada na operação. Os macacos apreendidos em sua casa foram vítimas do tráfico de animais silvestres, mas ela não tinha conhecimento disso. Na época, a apresentadora chegou a mostrar os animais em um ensaio newborn e disse que eles eram microchipados e vinham de um criador. No entanto, a investigação da PF revelou que os documentos eram falsos.

Em seus stories do Instagram, no dia 18 de janeiro, Nicole explicou o ocorrido. "Ontem teve uma operação aqui em casa da Polícia Federal e do Ibama, para ver os documentos da Mical e do Davi, e nós descobrimos que os documentos dos dois macaquinhos eram falsificados. E agora, o Ibama vai fazer um trabalho de reabilitação para eles voltaram para o habitat natural deles, para a natureza, e eu vou colaborar para que isso aconteça da melhor forma possível", disse ela.

Ela finalizou o vídeo com um recado para os seguidores não comprarem animais silvestres: "Quero conscientizar vocês que não comprem animais silvestres, que não errem como eu errei. É muito triste o tráfico de animais". 

Nicole Bahls apresenta seus bebês macacos com ensaio newborn

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL