Após notificação do governo brasileiro, Google retira notificação contra PL das Fake News da home
A mudança ocorre logo após a divulgação da medida cautelar da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) contra a empresa
O governo brasileiro pediu para que o Google retirasse de sua home page, em até duas horas, a mensagem que se posicionava contra a PL das FaKe News. Em menos de 30 minutos, o link foi removido. Desde ontem, segunda-feira (1º), a plataforma exibia uma mensagem que dizia que o projeto de lei poderia “aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira”.
Hoje, o ministro da Justiça, Flávio Dino, informou durante coletiva de imprensa, que a medida imposta ao site era que retirasse em até duas horas a mensagem, assim como veiculasse uma contra-propaganda a favor do PL das Fake News.
VEJA MAIS
Além das medidas referentes à página inicial, a Senacom também impõe que a empresa informe os consumidores sobre conflitos de interesses da empresa em relação às informações sobre o PL das Fake News. Além de informar sobre qualquer interferência nas buscas sobre o assunto.
“Em virtude do caráter da publicidade enganosa e abusiva praticada, ante a proximidade da data da votação da proposição legislativa, impondo extrema dificuldade à recomposição da harmonia e neutralidade das redes o descumprimento da medida cautelar importará na incidência de multa de R$ 1 milhão POR HORA, a partir da notificação da presente medida”, diz o documento.