Anvisa libera CoronaVac para crianças e adolescentes
Instituto Butantan pedia a liberação para crianças a partir de 3 anos, mas a autorização se aplica a faixa entre 6 e 17 anos
Foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta quinta-feira, a aplicação da CoronaVac em crianças e adolescentes. O Instituto Butantan buscava licença para imunizar crianças a partir de 3 anos. Porém, considerando a análise da área técnica, os diretores da Anvisa liberaram o imunizante para crianças a partir dos 6 anos. Para a Agência, os dados apresentados até agora são robustos apenas para a faixa etária de 6 a 17 anos.
VEJA MAIS
O esquema vacinal para crianças será o mesmo recomendado para os adultos: duas doses aplicadas em um intervalo de 28 dias. A vacina não deverá ser aplicada em crianças imunocomprometidas (como aquelas em tratamento para câncer), porque ainda faltam dados sobre os benefícios para esta população. Por outro lado, está liberada para público com comorbidades (doenças ou condições prévias que agravam a Covid-19).
Todos os cinco diretores da agência foram favoráveis à liberação da CoronaVac para crianças. Distribuição de doses, cronograma e alteração de planos dependem dos estados e do Ministério da Saúde.