MENU

BUSCA

Anvisa autoriza que farmácias realizem testes e exames simples

A Agência informa que os testes feitos nestes locais terão apenas 'caráter de triagem'.

O Liberal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nova norma em que autoriza que farmácias e consultórios realizem exames de análises clínicas (EACs). 

Apesar da mudança, a Anvisa informa que os testes feitos nestes locais terão apenas “caráter de triagem”. Assim, não podem substituir o diagnóstico médico ou exames laboratoriais. “O resultado de um teste rápido necessita da interpretação de profissionais de saúde, que devem associá-lo aos dados clínicos do indivíduo e à realização de outros exames laboratoriais que confirmem o diagnóstico”, esclarece a Anvisa.

A mudança substitui resolução anterior da agência, de 2005. Desde 2019, a autarquia realizava audiências e consultas públicas para revisar a norma.

A agência esclarece que nos últimos anos foram desenvolvidos instrumentos e equipamentos, tecnologias e metodologias para propiciar agilidade aos exames de análises clínicas, assim como a segurança dos pacientes. Para a Anvisa, tais inovações ampliam o acesso da população ao diagnóstico clínico. 

 

Brasil