Sucuri fêmea atravessa estrada perseguida por cinco machos; veja
Imagens mostram o acasalamento da espécie e a disputa dos machos pelo título de "procriador"
Um estudante de Veterinária flagrou uma cena inusitada em uma estrada da cidade paulista de Ituverava. Alertado por funcionários da Faculdade de Ituverava Dr. Francisco Maeda (FAFRAM), onde estuda, Antônio Stábile dos Santos conseguiu registrar uma sucuri fêmea sendo perseguida por pelo menos cinco machos de sua espécie. Na imagem, feita no final de setembro, a fêmea é vista atravessando uma estrada rumo à represa que fica dentro da instituição de ensino.
“Nós ouvimos funcionários da faculdade gritando e até levamos um susto, porque pensamos que tinha acontecido alguma coisa. Olhamos na travessia entre a represa e o brejo e vimos uma sucuri atravessando. Eles gritaram, pois estavam sem celular para poderem filmar”, contou o estudante, que garantiu o flagrante.
No vídeo é possível ver a fêmea, de cerca de seis metros, atravessando a estrada seguida por cinco machos, de tamanho menor. Segundo o biólogo Willianilson Pessoa, entre os individuos dessa família as fêmeas são muito maiores do que os machos, já que elas possuem uma dieta voltada a presas maiores e também precisam dar conta de dezenas de filhotes.
Ainda de acordo com o biólogo, a sucuri que aparece no vídeo é uma Eunectes murinus, a mesma espécie da famosa cobra que ilustrou a abertura da novela "Pantanal". Ele explica que serpentes, quando vistas assim, juntas, provavelmente estão copulando ou em período reprodutivo.
Palavras-chave