Recém-nascido pega covid da mãe e é internado em UTI
Ela acredita que contraiu a doença no hospital e passou para o filho
Várias crenças sobre a covid vão sendo deixadas de lado a cada dia. Agora a doença se mostra perigosa mesmo para recém-nascidos. Foi o caso de Pedro Henrique Mendes Cruz, que não completou um mês de vida, mas já venceu a covid-19. Não antes de dar muito susto na mãe, ficar internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por oito dias até receber alta somente na quarta-feira (21). A criança estava no Hospital Ana Costa, em Santos, a 73 km de São Paulo.
Inicialmente, a mãe, Patrícia Rodrigues Mendes Cruz, contraiu o vírus. "Nos livramos do vírus, mas ainda podemos ter uma reinfecção, temos muito medo", diz ela, que acha que contraiu covid-19 no hospital.
Pedro Henrique nasceu dia 2 de abril e teve alta dois dias depois. A mãe estava contaminada. "Tive muita dor de cabeça, coriza e dor nas pernas, mas achei que fosse sinusite ou que fosse por causa do parto", conta.
O pior para a mãe foi que o bebê passou a apresentar febre persistente de 38 graus. Como a mãe estava com sintomas, o menino foi internado e foi feita a coleta do teste RT-PCR, que confirmou a presença do vírus.
Dias isolado
Patrícia diz que viveu dias de aflição quando o filho foi isolado em um quarto de UTI neonatal, onde não pôde acompanhá-lo. Foram quatro dias com temperatura alta e uma pequena dificuldade para respirar, que ainda persiste como sequela na hora da amamentação. Mas ele não chegou a ser intubado.
"Isso pode ser consequência da covid, tem que fazer tratamento com pediatra para passar", explica a mãe. O pai da criança também contraiu a doença. A família toda cumpre quarentena.
"Eu penso que a covid é tão perigosa quanto outras doenças, só que as pessoas não levam tão a sério porque cada um tem uma reação", opina. "Eu passei sem remédio, na verdade só tomei remédio para dor de cabeça. Meu marido também teve covid e tomou medicação por cinco dias e já está ficando bem", acrescenta.
Palavras-chave