VÍDEO: Prefeito de Brusque flagra homem casado negociando sexo com mulher em situação de rua
A gravação repercutiu nas redes após o gestor relatar que o episódio ocorreu durante uma ação de abordagem social promovida pela prefeitura.
O prefeito de Brusque, cidade do Vale do Itajaí (SC), André Vechi (PL), divulgou nas redes sociais, nesta quarta-feira (21), um vídeo em que afirma ter flagrado um homem com residência fixa e, segundo ele, casado, negociando a prática de relação sexual com uma mulher em situação de rua em uma área pública do município.
A gravação repercutiu nas redes após o gestor relatar que o episódio ocorreu durante uma ação de abordagem social promovida pela prefeitura. De acordo com o relato, o caso foi registrado na noite de terça-feira (20), na chamada Área 41, no bairro Jardim Maluche.
VEJA MAIS
O homem e a mulher estavam dentro de tubos de concreto usados como abrigo improvisado por pessoas em situação de vulnerabilidade social. O prefeito afirmou que a situação foi identificada durante o trabalho das equipes municipais, que atuam no atendimento e encaminhamento de pessoas em situação de rua em Brusque, no programa social chamado "Brusque, que ama cuida".
Homem tentou amenizar a situação
Aos servidores da Prefeitura, o homem afirmou que estava “dando uma namoradinha”:
"Olha o tipo de situação que a gente encontra aqui à noite: encontramos um casal que, segundo eles, estava dando uma 'namoradinha' atrás dos tubos. A mulher, moradora de rua, e o homem, morador de Brusque, com casa, residência fixa, com família, saiu de casa para se encontrar com a moradora de rua aqui nos tubos.", disse o prefeito em vídeo.
A Prefeitura de Brusque informou que continuará intensificando as ações de acolhimento e fiscalização em áreas públicas, com foco especial em locais onde pessoas em situação de rua costumam improvisar abrigos.
O objetivo é garantir a segurança e o bem-estar dessas pessoas, além de combater práticas que possam representar risco à ordem pública e à dignidade humana.
Prática sexual em público é crime
No Brasil, a prática de relação sexual ou de atos de natureza sexual em locais públicos ou expostos à circulação de pessoas é considerada crime. O Código Penal tipifica esse tipo de conduta como ato obsceno quando há ofensa ao pudor público.
A infração está prevista no artigo 233 da legislação penal, que estabelece pena de detenção de três meses a um ano ou aplicação de multa aos responsáveis.
(*Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)
Palavras-chave