MENU

BUSCA

Inmet emite alerta de calor extremo para 8 estados; veja quais são

As temperaturas devem ficar 5º C acima da média conforme o aviso laranja

Lívia Ximenes

Uma onda forte de calor atinge o Brasil e oito estados estão sob alerta laranja, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas devem subir 5º C acima da média em pontos do Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Nessa quinta-feira (25), a cidade de São Paulo (SP) viveu o dia mais quente do ano, com termômetros marcando 35,9 ºC.

VEJA MAIS

Governo de SP pede ‘redução imediata do consumo de água’ por causa do calor e estiagem

Com 35,9ºC, cidade de SP tem o dia mais quente do ano e bate recorde histórico em dezembro
O recorde foi batido em duas oportunidades no mesmo dia

Rio de janeiro emite alerta de calor 3 após registrar máxima de 39°C

Os estados sob alerta laranja são Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, no Sudeste; norte do Paraná, leste do Mato Grosso do Sul e extremo leste de Santa Catarina, no Sul; e sul de Goiás, no Centro-Oeste.

No Rio de Janeiro, o calor chegou a 41 ºC, levando a Prefeitura a classificá-lo como nível 3 — a escala chega a 5. Pelo menos 22 municípios fluminenses vão enfrentar altas temperaturas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Em 2025, a população teve o Natal mais quente dos últimos 30 anos, de acordo com a superintendente de Informações Estratégicas de Vigilância da Saúde, Luciane Velasque.

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e outras cidades do interior estão com alerta de altas temperaturas nessa sexta-feira (26). O Norte e o Triângulo Mineiro podem chegar a marcar 35 ºC.

Em São Paulo, a onda de calor deve durar até às 18h dessa sexta-feira (26), conforme a Defesa Civil. O governo estadual pediu redução no consumo de água, visto que o aumento de 60% mediante às condições climáticas afeta o nível de mananciais que abastecem a Grande São Paulo, segundo a Sabesp.

No Rio Grande do Sul há alerta de tempestades, conforme a Defesa Civil. Temporais atingiram sete cidades em 24 horas, deixando uma ponte destruída em Candelária e 80 famílias isoladas em Passa Sete. No município de Santa Maria, choveu mais de 80 milímetros.