Estudante brasileira de 17 anos conquista bolsa integral de R$ 2 milhões em Harvard
Ana Beatriz, de escola pública do DF, planeja trazer conhecimento em neurociência ao Brasil após estudos nos EUA
A estudante brasiliense Ana Beatriz Araujo Santa Cruz Goyanna, de 17 anos, aluna da rede pública, conquistou uma bolsa integral, estimada em R$ 2 milhões, para cursar neurociência na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A notícia foi recebida na noite da última quinta-feira (18), e o vídeo da reação da jovem ao lado dos pais viralizou nas redes sociais.
Ana Beatriz explicou a escolha por neurociência. Segundo a jovem, a decisão foi motivada pela observação de casos de ansiedade entre amigos e familiares. "A gente sabe muito pouco sobre o cérebro e sobre a crise de saúde mental. Sempre tive vontade de aprender mais e trazer esse conhecimento para o Brasil", afirmou.
Reação emocionante viraliza nas redes sociais
Ana Beatriz gravou o momento exato da descoberta da aprovação e da bolsa integral. Nas imagens, a estudante aparece ao lado dos pais, sentada em frente a um computador. "Vou abrir meu resultado de Harvard agora. Estou muito nervosa. Já chorei, mas espero que dê certo. Entreguei nas mãos de Deus, pois sei que dei meu melhor", disse a jovem no vídeo, antes de brincar: "Não consigo abrir!".
A seguir, a gravação mostra a jovem eufórica, com pulos de alegria e muita emoção ao confirmar a aprovação em Harvard. "Valeu, galera! Passei!", exclamou Ana Beatriz, emocionada e com um largo sorriso. A família informou que a estudante deve iniciar seus estudos em agosto de 2026.
Trajetória de destaque e planos futuros
A estudante da rede pública do Distrito Federal possui uma trajetória acadêmica e de pesquisa notável. Desde 2021, Ana Beatriz realiza pesquisas na Universidade de Brasília (UnB) como bolsista do Programa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
Além disso, ela foi medalhista de ouro na fase local da Olimpíada Brasileira de Neurociências e dedicou todo o ensino médio à saúde pública e à pesquisa científica. Ana Beatriz é fundadora da iniciativa "Juventude pelo SUS", que produz podcasts para contar a história de profissionais da linha de frente da saúde pública no Brasil.
A jovem também atua como voluntária no Congresso Nacional, onde é responsável pela redação de projetos de lei. Ana Beatriz já escreveu 17 propostas que foram protocoladas e estão em tramitação na Câmara dos Deputados.
Seu grande sonho é se tornar uma cientista brasileira, dedicando sua carreira a melhorar a qualidade do acesso à saúde no Brasil. Ela ainda almeja que o país conquiste o primeiro Nobel em Medicina, a partir de suas pesquisas em neurociência.