MENU

BUSCA

Congresso aprova isenção do IR por tempo indeterminado

Texto será enviado para sanção do presidente Lula

O Liberal

O Congresso Nacional aprovou, nesta quinta-feira (30), o projeto de lei (PLN 1/2025) que permite que as mudanças no Imposto de Renda tenham duração por tempo indeterminado, e não apenas por cinco anos.

A principal alteração, proposta pelo governo federal, é a isenção no Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil a partir de janeiro de 2026.

Na prática, o projeto dá continuidade a uma eventual isenção, que ainda está em análise no Congresso. O benefício tributário está previsto no Projeto de Lei (PL 1.087/2025), já aprovado na Câmara dos Deputados e que aguarda votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Renan diz que '5 cenários' para PL do IR visam impedir que texto retorne à Câmara]]

[[(standard.Article) Vou trocar ideias com Renan Calheiros sobre isenção do IR em almoço, diz Haddad]]

Sem a mudança, a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil valeria por apenas cinco anos, como prevê a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O texto aprovado pelos parlamentares encerra essa limitação.

“A proposta traz segurança jurídica ao contribuinte, pois garante a confiabilidade e a previsibilidade de que a eventual alteração na legislação do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), seja qual for o desfecho da proposição no Parlamento, não será obrigatoriamente rediscutida a cada cinco anos”, argumentou a relatora, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).

O projeto será enviado para sanção do presidente da República.

* Com informações da agências Câmara e Senado

Palavras-chave