CNU 2025: Como é calculada a nota de corte de cada bloco?
Entenda o processo de cálculo da nota de corte para o Concurso de Notas Únicas (CNU) 2025
Com os resultados das provas objetivas do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025, divulgados na tarde desta quarta-feira (12/11) no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), uma das principais dúvidas dos candidatos é como é calculada a nota de corte para cada bloco de cursos.
Para ajudar na compreensão desse processo, o OLiberal.com te explica de maneira simples e objetiva como o cálculo é feito e o que você precisa saber para se preparar da melhor forma.
O que é a nota de corte no CNU 2025?
A nota de corte no CNU é a pontuação mínima necessária para que um candidato seja aprovado em um curso específico. Essa nota é calculada levando em consideração o desempenho dos candidatos que participaram do processo seletivo em determinado bloco de cursos, e pode variar de acordo com a demanda, a concorrência e o número de vagas disponíveis.
No CNU, o sistema de blocos agrupa cursos com características semelhantes, o que influencia diretamente no cálculo da nota de corte. Assim, a nota exigida para ingressar em um curso de um bloco específico pode ser diferente de outros blocos, mesmo que o candidato tenha realizado as provas no mesmo dia.
VEJA MAIS
Gabaritos do CNU são divulgados; veja como acessar
Discursiva do CNU: o passo final para conquistar a vaga
CNU 2025: Após atraso, governo divulga resultado das provas objetivas
Como funciona o cálculo da nota de corte?
A nota de corte é calculada de forma dinâmica e envolve uma série de variáveis como o nível de escolaridade e o bloco temático escolhido. Veja abaixo:
Blocos de 1 a 7 - Nível Superior
Os blocos de nível superior, as provas têm 90 questões, divididas entre 30 de conhecimentos gerais e 60 de conhecimentos específicos. As questões de conhecimentos gerais valem 1 ponto cada, mas as de conhecimentos específicos têm pesos que variam de 1 a 5, de acordo com o órgão e o cargo selecionado pelo participante.
A nota final é formada pela soma simples dos acertos em conhecimentos gerais e pela soma ponderada dos acertos em conhecimentos específicos. A pontuação total pode chegar até 150 pontos.
Blocos 8 e 9 - Nível Médio
Nos blocos de nível médio, as provas têm 68 questões: 20 de conhecimentos gerais e 48 de conhecimentos específicos. Todas valem o peso de 1 ponto. O candidato soma diretamente o número de acertos. Logo, a média final é 68 pontos, independentemente do cargo escolhido.
Pontuação mínima para não ser eliminado e próximas etapas
O edital do CNU determina notas mínimas para ambos os blocos, sendo 36 acertos no total das provas de nível superior (blocos 1 a 7) e 28 acertos no total das provas de nível médio (blocos 8 e 9).
A convocação para a prova discursiva foi marcada para quarta-feira, dia 12 de novembro, junto com o resultado definitivo das provas objetivas. A próxima etapa será aplicada em 7 de dezembro.
(*Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)
Palavras-chave