Bombril lança esponja de aço 'Krespinha' e é acusada de racismo
Depois da polêmica, a empresa brasileira resolveu tirar o produto do catálogo
A fabricante brasileira de produtos de limpeza Bombril retirou o item "Krespinha" do catálogo na internet, nesta quarta-feira, 17, após ser acusada de racismo. A esponja inox era para “limpeza pesada”.
A “krespinha” não é um produto novo no mercado. Em 1952, uma esponja de nome idêntico era vendida no país e usava o desenho de uma menina negra em seus anúncios. Alheia aos crescentes debates sobre racismo, a @BombrilOficial resolveu relançar o produto, mantendo o nome original. pic.twitter.com/MqJ1b4lEDu
— yasmin santos (@yasminsmp) June 17, 2020
Nas redes sociais, os internautas não aprovaram a associação de limpeza pesada aos cabelos crespos, levando a empresa a ficar entre os tópicos mais comentados do dia.
eu acordo e a @BombrilOficial, começou a vender uma esponja de aço com o nome KRESPINHA massificando novamente a ideia de que cabelos crespos servem para limpar, coisa que a gente cresceu ouvindo e que sempre doeu demais.
— true star(r) in every sense 💫 (@falaanarosa) June 17, 2020
era racista em 1952, continua sendo em 2020. pic.twitter.com/O5DcOhbATB
No site da empresa, o produto era definido como perfeito “para a limpeza pesada”.
Segundo a Bombril, não houve relançamento ou reposicionamento de marca recente do item em questão, que está no portfólio do grupo há quase 70 anos. "A marca estava no portfólio há quase 70 anos, sem nenhuma publicidade nos últimos anos, fato que não diminui nossa responsabilidade", disse a companhia em nota no Twitter.
Palavras-chave